sábado, 13 de agosto de 2011

Frankfurt

No início do planejamento da nossa viagem para a Alemanha, Frankfurt não estava nos nossos planos, já que os poucos comentários que havíamos ouvido sobre a cidade, não eram muito empolgantes. Entretanto, como viríamos direto de Paris, a metrópole tinha a localização ideal para a nossa primeira parada e primeira noite. Foi então que resolvemos acrescentá-la no nosso roteiro.

Chegamos na cidade por vota das 18hs e fomos direto para o nosso hotel (Excelcior) deixar as malas. Como já era tarde, decidimos que iríamos aproveitar para jantar e beber cerveja (claro, estamos na Alemanha!) em alguma cervejaria famosa da cidade. Nós já tínhamos pesquisado na internet e acabei confirmando com a recepcionista do hotel e também com um grupo de simpáticos moradores, que a Adolf Wagner's (Schweizerstrasse 71) era a melhor opção.

Chegamos lá e de cara já adoramos o ambiente! O local representava perfeitamente a ideia que eu tinha das grandes cervejarias alemãs, com muita gente rindo e falando alto, em grandes mesas espalhadas pelo salão! A única coisa que não estava parecida era o fato de que nenhuma pessoa ali estava bebendo cerveja! Isso mesmo! Achamos meio estanho, mas depois que sentamos em uma mesa redonda com um grupo de alemães, descobrimos que a bebida típica de Frankfurt é o apfelwein, o vinho de maçã. Até chegamos a perguntar para o pessoal se ninguém ali bebia cerveja, mas eles nos explicaram que em Frankfurt, a cerveja não é uma bebida tradicional, mas sim o tal vinho de maçã. É lógico então, que pedimos a bebida para provar.

A experiência na Adolf Wagner's foi ótima para nos introduzir no clima alemão e nos mostrar que a simpatia do povo é realmente incrível! Em poucos minutos, a gente já estava conversando com a mesa inteira, falando sobre o Brasil e também pegando dicas sobre o nosso roteiro dos próximos dias! Recomendo a "cervejaria" de olhos fechados.

No dia seguinte, acordamos cedo e fomos direto para a parte antiga de Frankfurt.  Apesar de o centro histórico ter sido todo reconstruído no pós-guerra, os prédios seguiram os moldes das construções originais e por isso mesmo, parece mesmo que estamos em um local bem antigo. A grande atração desta parte da cidade é andar pelas ruazinhas até descobrir todos os cantos. Na praça Römer, estão a Câmara Municipal, a igreja Paulskirche e a casa de Goethe. Do outro lado da praça, está, na minha opinião, a sua parte mais bonita, com uma sequência de construções em madeira, de arquitetura típica alemã, e a fonte da justiça, bem no meio, imponente e rodeada de flores.

Em termos de museus, Frankfurt tem várias opções, mas na minha opinião, destacam-se dois, o Shirn, museu de arte moderna, e o Judish Museum, que conta a história do povo judeu na Europa. Nesse segundo museu, eu e Leo tivemos nosso primeiro contato com o capítulo "holocausto" da história alemã. Apesar de a parte destinada à 2a Guerra Mundial dentro desse museu não ser muito grande, ela é bem abrangente e conta como o amti-semitismo começou e cresceu dentro do país, no governo de Hitler. Eu e Leo saímos com uma carga enorme de informação desse museu e já um pouco perplexos com o que tínhamos acabado de ver. Outro museu que ouvi falar, mas que não tivemos tempo de ir é o Städes, com uma coleção de artistas como Monet, Van Gogh, Cézanne, Rembrandt, Picasso, Matisse e outros.

O Judish Museum

Quando já estávamos a caminho do hotel, passamos pela avenida Zeil , conhecida na cidade como um grande shopping a céu aberto. Nesta rua, os carros não passam e o espaço é inteiramente dedicado aos pedestres. Infelizmente, como era um domingo, todas as lojas estavam fehadas e nós só conseguimos entrar em um shopping que estava com as portas abertas (apesar de suas lojas estarem fehadas). É também perto dessa rua que está a única torre remanescente dos tempos medievais da cidade. A Eschenheimer turm se mistura ao meio dos prédios modernos e causa um contraste curioso na paisagem de Frankfurt.

A Avenida Zeil

Um shopping da Zeil com uma arquitetura incrível!
Olha a altura dessa escada rolante!

Então foi isso, ficamos pouco tempo em Frankfurt, mas conseguimos fazer bastante coisa por lá! Se eu voltasse, voltaria no período do Natal, porque eu já escutei que o marché de noel de lá é incrível!