domingo, 5 de agosto de 2012

Agra: Taj Mahal



No dia seguinte que chegamos a Agra, acordamos às 4:30hs da manhã para que pudéssemos tomar café e chegarmos ao Taj Mahal às 5:30hs. Esse horário absurdo é porque chegando cedo evitamos o forte calor e principalmente a multidão de turistas que chegam todos os dias para a visita. Além disso, a luz para fotografar da manhã é uma das melhores. Se eu pudesse, teria voltado também ao entardecer para tirar ainda mais fotografias, mas o nosso programa não permitia, porque depois voltaríamos para Delhi, no mesmo dia.

Sem exageros, acho que posso dizer que a visita ao Taj Mahal era o ponto mais esperado da viagem, sem querer reduzir a India ao Taj Mahal. Acho que não existe ninguém nesse planeta, pelo menos do grupo de pessoas interessadas em viagem, que nunca tenha ouvido falar no Taj Mahal. Segundo o nosso guia, são em média 3 milhões de pessoas que visitam o palácio todos os anos. Classificado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2007, o Taj foi também anunciado como uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo Moderno.







Além de sua beleza arquitetônica e sua grandiosidade, acho que toda a história de amor que rodeia o monumento, torna-o ainda mais grandioso. Acho que vocês já devem ter ouvido falar, mas eu como uma boa jornalista e, principalmente, turista profissional, não posso deixar de escrevê-la aqui também. O Taj é na verdade um mausoléu, construído a mando do imperador Mogol Shah Jahan em homenagem ao amor da sua vida, a princesa muçulmana Aryumand Banu Begam. Apesar de ter sido a terceira esposa do imperador, esse casamento, diferente dos seus outros dois, foi realizado por amor, caso raro naquelas épocas. Ao dar à luz ao 14° filho de seu marido, Mumtaz Mahal (nome pelo qual passou a ser conhecida depois do casamento, que significa jóia do palácio), acabou falecendo no parto. Seu último pedido foi que Shah Jahan lhe construísse o mausoléu mais bonito da terra. E foi por isso que o imperador não poupou esforços nem dinheiro para construir o Taj Mahal.







Dessa maneira, o mausoléu é reconhecido como a maior prova de amor do mundo e os seus detalhes comprovam todo esse amor infinito. O monumento contém inscrições do Corão por todas as partes (as letras eram preenchidas com quartzo opaco sobre o mármore branco), as paredes eram incrustadas de pedras preciosas e a sua cúpula é toda bordada com fios de ouro. A simetria é minuciosa, o mármore branco e os cortes dados à este impressionam pela perfeição e o tamanho da construção é de nos deixar de boca aberta. Para vocês terem uma ideia, até mesmo os miranetes que circundam o palácio foram construídos com uma pequena inclinação para fora, para se caso houvesse um terremoto eles não caíssem sob o Taj e sim para o outro lado.






Posso falar sem medo que foi o palácio, mausoléu, monumento (seja qual for o nome que lhe damos) que mais me impressionou em toda a minha vida! Quando vi o Taj fiquei toda arrepiada, parecia que eu não estava acreditando que estava alí!



Passado esse choque inicial, continuamos a visita acompanhados do nosso guia, que também nos explicou que o imperador achou tão bonita a construção que previu um outro Taj Mahal, mas desta vez todo em mármore negro, do outro lado do rio Yamuna. O seu filho porém, já inconformado com os gastos despendidos para a construção do Taj, não permitiu a construção da segunda obra e, aproveitando-se do pai doente, roubou-lhe o trono e o impediu de realizar a construção. Quando o pai morreu, acabou sendo enterrado ao lado de Mumtaz Mahal, e seu túmulo é a única imperfeição da minuciosa simetria do mausoléu.

Além do Taj Mahal, no complexo existem mausoléus secundários, para as demais viúvas de Shah Jahan e também para o seu servente favorito. Do lado direito e esquerdo do mausoléu principal, erguem-se ainda dois edifícios paralelos aos muros. Para completar a assimetria do conjunto, ambos são fiéis ao reflexo um do outro. Um dos prédios é uma mesquita (o da esquerda) e o outro funcionava como uma hospedaria. O projeto da Mesquita é similar a outras obras também mandadas construir pelo imperador, como o Jama Masjid em Delhi.






É ou não é a coisa mais linda desse mundo?









2 comentários:

  1. Boa tarde, estou fazendo uma monografia de conclusao de curso do 3º ano do ensino médio, meu tema escolhido foi o Taj Mahal, seria muito interessante se voce pudesse me contar detalhes e curiosidades que eu possa acrescentar em meu trabalho! espero uma resposta! obrigada desde já e parabéns pelo seu blog !

    ResponderExcluir
  2. Que lugar MARAVILHOSO!!!!
    Amei as fotos!!! Muito legal seu blog, adorei as dicas!!!
    Beijos no casal :-)

    ResponderExcluir