domingo, 24 de junho de 2012

Jardin d'Eyrignac e Rocamadur


Os destinos que ficaram por último nessa nossa viagem foram Eyrignac e Rocamadur. Erignac é conhecida por causa do seu jadim, o Jardin d'Eyrignac, que ocupa uma área no alto de uma colina e tem um espaço agradável para um passeio. 

A cidade em si, nós não conhecemos, fomos direto para o jardim, que apesar de bonito, não nos chamou tanta atenção. Acho que porque eu já vi tantos jardins maravilhosos por aqui, que para me surpreender, o negócio tem que ser maravilhoso e não só bonito.















Nossa última parada na região, antes de voltarmos para casa foi Rocamadur. Essa cidade é muito conhecida aqui na França, pois além de ser considerada uma das mais bonitas do território francês, um queijo famoso leva o seu nome, justamente por ser fabricado em seus arredores. 

Chegamos à Rocamadur e estacionamos o carro ao pé da colina aonde suas casas foram construídas. Lá de baixo, sai um trenzinho - a cada 10 minutos, se eu não me engano - que leva todo mundo até o alto. O caminho também pode ser feito a pé, mas o ticket era baratinho, então achamos que o esforço não valeria à pena.

O lugar é uma gracinha! Rocamadur é constituída basicamente de uma rua principal com suas casinhas típicas e várias lojas que vendem produtos regionais, além de um enorme e imponente castelo, no fim dessa rua e ainda mais acima do nível da cidade. O passeio ao local é relativamente rápido, já que a rua é pequena, e tudo depende se vocês visitarão, ou não, o castelo. Nós já estávamos cansados da viagem e optamos por não subir toda a escadaria que nos levaria ao chatêau. Por isso, depois de andarmos tudo por lá, pegamos o carro e fomos conhecer as fazendas que criam as cabras e produzem o famoso queijo da região.

O passeio é ótimo para crianças, porque eles mostram todo o processo de produção e fazem uma parada no "pasto" para mostrarem as cabrinhas. Porém, o que mais me marcou nesse passeio foi o cheiro. Putz, que cheiro insuportável.... Porque vocês podem imaginar que um lugar fechado cheio de cabras, que fazem xixi e coco o tempo inteiro já não tem um odor muito agradável. Agora, somem a isso, o cheirinho de um daqueles queijos franceses bem fedidos... Já viram né? Na hora nos ofereceram uma degustação, mas meu estômago não agüentou, e como eu já conhecia o queijo, preferi só comprar e deixar para comê-lo chez moi. Não me levem a mal, o queijo é muito bom, mas ele realmente fede muito. Até para voltarmos para Paris, tivemos que embalar tudo muito bem, se não, nós não iríamos agüentar as horas de viagem dentro do carro com o seu cheirinho. 

Vejam as fotos de Rocamadur abaixo:
A cidade vista lá de baixo


O trenzinho que nos levou
lá para cima

A sua rua principal









Suas lojinhas típicas e suas casas.




O castelo que fica ainda mais acima 
da sua rua principal


Rocamadur vista de um ponto
de observação



Nenhum comentário:

Postar um comentário