O Amber Fort é uma das principais atrações de Jaipur, e também da India. Na verdade, o forte está localizado em Amer, a 11km de Jaipur, uma pequena cidade de 4 km quadrados. A construção fica no alto de uma montanha e chama atenção de longe pelo seu tamanho. A origem do lugar data do séc. XII, quando a dinastia dos Kachwahas ocupa a cidade e a faz capital do Rajastão até a fundação de Jaipur, em 1727, quando a capital foi transferida. Entretanto, foi Raja Man Singh I, que servia o imperador mugal Akbar, o responsável por construir no local fortificações e palácios.
Falando especificamente do forte, ele reúne diversos templos e palácios dentro dos seus 6km de muralhas que sobem e descem as montanhas da cidade. Por dentro, a construção é magnífica. Os detalhes arquitetônicos e o tamanho dos salões, pátios, palácios e corredores nos dá uma ideia da riqueza e importância do local, principalmente se considerarmos que o forte começou a viver o seu auge há séculos atrás.
Ao chegar ao local, você pode subir até a entrada a pé, de elefante ou de taxi. No nosso roteiro estavam previstos os elefantes e eu, para ser sincera adorei! Primeiro fiquei meio impressionada, porque sou totalmente contra a exploração animal, mas a nossa guia nos explicou que após alguns anos está em vigor no país uma lei que proíbe tal exploração. Por isso, durante o verão, os elefantes só podem fazer duas subidas ao forte, depois vão embora. Bom, passado esse momento, aproveitei ao máximo a experiência e tanto eu quanto o Leo, amamos!
Chegando lá em cima, compramos os nossos bilhetes e começamos a visita, que é longa, devida ao tamanho do lugar. Tudo é muito lindo, cada detalhe vale à pena, mas mais uma vez, a presença do guia é essencial, porque a história do local é tão vasta que é impossível aproveitar e entender a visita sem explicações detalhadas de um profissional.
Ah, um detalhe: assim como a maioria das atrações que visitamos na India, escolhemos chegar ao Amber Fort bem cedo, para evitar o calor insuportável do meio do dia. No dia anterior havíamos feito uma visita aos outros monumentos de Jaipur em pleno início da tarde e quase morremos de tanto calor...
Bom, vejam as fotos do forte que eu acho que elas falam mais do que qualquer texto que eu possa escrever!
O templo Hindu da cidade de Amer
e atrás as muralhas do forte
Nenhum comentário:
Postar um comentário