domingo, 22 de abril de 2012

Provence: Aix en Provence


Aix en Provence era a cidade que eu mais tinha vontade de conhecer. Talvez porque quando o Leo morava em Montpellier, apesar de estarmos relativamente perto, nunca conseguimos ir. E aí, o Leo foi sozinho, quando eu estava em Madrid, o que me deixou ainda com mais vontade de conhecer o local.

Eu já tinha ouvido falar tão bem de Aix que a minha vontade de visitá-la aumentava cada dia mais. Quando chegamos, eu nem acreditei. Reservamos um dia inteiro para a cidade, que foi um pouco apertado mas deu.

Começamos a nossa visita pela Cours Mirabeau, uma avenida enorme, com duas pistas para carros e enormes calçadas para os pedestres. Muitas árvores, fontes, lojas, restaurante, livrarias, sorveterias. A gente encontra tudo o que precisar na Cours Mirabeau. No seu início, está a linda fonte da Rotonde, que fica no centro de um rond-point bem movimentado (aliás, nós paramos o carro em um estacionamento ali pertinho). Todos os dias no fim da tarde e início da noite, acontece uma feirinha com produtos típicos da região! Se você for dormir na cidade, vale à pena o passeio. O marché tradicional de Aix acontece aos sábados de manhã na Place des Precheurs. Percorrer essa avenida e a partir dela entrar pelas ruelas do centro antigo é um passeio mais do que agradável! O bairro está sempre movimentado e é marcado por belas praças e arquitetura charmosa.




A fonte da Rotonde e a Cours Mirabeau


O centro antigo é, para variar, lindo, e rodamos tudo andando. Aix en Provence é cidade grande, com cara de cidade pequena do interior. A capital da Provence é linda e faz jus à toda a reputação que tem.











Ao lado da fonte da Rotonde, que está o Office de Tourisme, aonde você pode pegar o roteiro para o programa "Nos passos de Cézanne". Para quem não sabe, o famoso pintor nasceu, viveu e morreu em Aix e por isso, a visita ao atelier do artista é praticamente programa obrigatório! Durante a caminhada pelo centro histórico podemos ver os Cs em dourado que sinalizam os passos do pintor. O museu Granet também é uma visita importante para quem aprecia a obra do artista, já que lá estão as suas obras na Provence.

Como eu já tinha falado no primeiro post sobre a minha viagem à Dordogne e à Provence, nós resolvemos nos instalar em Saint-Rémy-de-Provence, mas Aix também é uma boa idéia de cidade base para essa viagem. Principalmente se você pretende também conhecer Marseille.


Nenhum comentário:

Postar um comentário