domingo, 22 de abril de 2012

Provence et Dordogne Parte 1

No verão de 2011, meus pais vieram para Paris, e eu estava decidida a fazer uma viagem de carro pela França. Já há um tempo, eu tinha encasquetado com uma região chamada Dordogne, conhecida em todo o país pela sua culinária, a típica cozinha do sud-ouest francês, que na minha opinião é uma das melhores daqui. Canard, fois-gras, cassoulet, todas essas delícias são típicas daí.

Para não nos locomovermos até lá e ficarmos relativamente pouco tempo, resolvemos estender a viagem e colocar no nosso roteiro a famosa Provence, já que eu até já conhecia alguma coisa da regiāo, mas não me conformava em nunca ter passeado pelos seus reputados campos de lavanda.

Saímos de Paris no mês de junho e fomos de trem (TGV) até Montpellier, na região de Languedoc Roussillon de onde demos partida ao nosso roteiro. O Leo morou em Montpellier durante um ano, na época em que fez o seu mestrado em direito, então além de a gente querer mostrar a cidade para os meus pais, foi muito bom ara matarmos as saudades dessa época. O centro antigo da cidade é uma graça, como acontece na maioria das cidades do sul do país. Demos umas voltinhas a pé, revisitamos os principais pontos turísticos e paramos para almoçar num bistrô aonde costumávamos ir!

 Dentro do trem

Montpellier fica na região de Languedoc-Roussillon, do lado da Provence. Assim que chegamos na garre da cidade, alugamos o carro que iria nos acompanhar durante os próximos dias e nos levar de volta até Paris. De Montpellier, seguimos para a nossa segunda parada, a cidade de Avignon. No caminho, passamos por alguns pontos que são de obrigatória parada se você está na região de Languedoc, como por exemplo a Pont du Gard e a cidade medieval de Aigues-Mottes.






Montpellier

Chegamos em Avignon e fomos direto para o centro antigo da cidade, aonde está o conhecido Palais des Papes. O palácio é uma das maiores e mais importantes obras góticas da Idade Média e funcionava antigamente como a residência dos Papas. A visita é acompanhada por um audio guide que explica todos os detalhes da sua rica história e nos faz viajar no tempo. Saindo do monumento, a outra visita obrigatória em Avignon é a Pont d'Avignon, conhecida na França pela canção Sur le pont d'Avignon, que nos permite uma bonita vista não só do palácio como também de boa parte da cidade!

O Palais des Papes

A famosa Pont d'Avignon


Não demoramos muito na cidade porque já conhecíamos, mas mesmo assim, acho que um dia é mais do que suficiente para conhecer o local. Saímos de Avignon diretamente para a nossa última para da do dia, a cidade que ia nos servir de base para a nossa trip pela Provence, a fofa Saint-Rémy-de-Provence. Eu tinha a indicação de uma amiga, que havia falado que Saint-Remy era uma coisa linda, e como ela tem uma localização bem central, essa foi a nossa escolha natural.

A cidade tem muita opção de hospedagem, mas sinceramente, o que mais me chamou atenção foi a quantidade de chambres d'hôtes disponíveis (que são tipo as nossas pousadas). Como eu nunca tinha ficado nesse tipo de acomodação e o preço era realmente muito melhor do que o dos hotéis, não tive dúvidas, reservei na hora! Foi a melhor escolha que poderíamos ter feito. Reservamos dois quartos de casal - acho que no total eram só quatro quartos - com direito a café da manhã. A casa era uma gracinha, os quartos eram simples mas muito bonitinhos e limpinhos, o que na minha opinião é o mais importante! O café da manhã tinha escolha de pães, frios, sucos e bebidas quentes, e ainda por cima nós comíamos todos os dias no terraço da pousada, o que já nos fazia começar o dia com o pé direito!  

Daí por diante, cada dia nós fazíamos uma ou duas cidades, e no fim do dia, dávamos umas voltinhas pelo centrinho de Saint-Rémy até acharmos um restaurante simpático para pararmos e comermos.





Alguns cantinhos de 
Saint-Rémy-de-Provence



Nenhum comentário:

Postar um comentário