quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Augsburg



Augsburg é uma cidade bem maior do que a maioria das outras cidades da rota romântica. Ela não é murada, mas tem também um centro histórico, que foi bem afetado por causa do bombardeio sofrido em 1945, durante 2ª Guerra Mundial.

Os pontos turísticos mais conhecidos da cidade e os que visitamos foram o Dom, que é a igreja, a prefeitura e o Fuggerei. O Dom é realmente enorme, acho que é a maior igreja da rota romântica. Destaque para os seus afrescos e para os seus vitrais. 



O Dom de Augsburg

Depois do Dom, fomos para a Rathausplatz, aonde está o imponente prédio da prefeitura. A construção é enorme e chama atenção de quem anda pela praça. Bastante danificado durante o ataque da 2ª guerra, a prefeitura que já serviu de palanque para os discursos de Hitler, foi completamente reformada e hoje em dia está em perfeito estado. A grande atração do local é a "Sala de Ouro" no 2º andar. É uma coisa impressionante a imponência do enorme salão que tem todos os seus afrescos feito em ouro. É lindo demais, incrível!


O impressionante prédio da prefeitura





Detalhes da "Sala de Ouro"

Saindo da prefeitura, andamos até o Fuggerei, que foi o primeiro conjunto habitacional de toda os tempos. Até chegar lá, eu não sabia muito bem o que esperar, porque  eu não estava entendendo porque isso poderia ser turístico. Mas na verdade, o fato de ter sido o primeiro do mundo, de como ele foi bem organizado (e até hoje tem gente morando lá), e de ele ter sido completamente destruído durante a guerra, deixa tudo muito mais interessante. Passeamos pelas suas ruas, entramos em uma casa modelo que fica aberta à visitação e vimos pela primeira vez nas nossas vidas um bunker, que foi construído no local para que os moradores pudessem se refugiar durante os bombardeios. 





A visita ao bunker, que fica no subsolo, é muito legal. Lá embaixo, painéis contam toda a história desse período e fotos mostram o tamanho da destruição que o Fuggerei e Augsburg sofreram. São também fotos que mostram como era a organização interna do bunker e também todo o processo de reconstrução do local. Visitar o Fuggerei foi uma das coisas que eu mais gostei na viagem!






Outra atração bem conhecida na cidade é o Palácio Schaezler, que e acho que deve ser muito bonito. Como estava chovendo e nós estávamos muito cansados e famintos, acabamos abrindo mão do palácio, mas se você tiver tempo, não deixe de ir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário