quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Nuremberg



Chegamos à Nuremberg por volta de 11:30hs e o nosso chek in no Ibis, era só às 15hs, então fomos direto para atração que eu estava mais ansiosa para conhecer, o Centro de Documentação Reichsparteitagsgelände. Hoje em dia, o local funciona como museu, com um riquíssimo acervo sobre a história do partido nazista. Entretanto, na época dos anos 30, o endereço era parte de um grande complexo, que tinha em sua estrutura um estádio, um campo de treinamento, de ensaio de batalhas, para o exército alemão e uma pista de 2km para desfiles, claro, dos seguidores do partido. O tamanho do local impressiona, ainda mais depois que você vê os filmes que mostram o exército alemão reunido nos campos para ouvir os discursos de Hitler.

O centro de documentação fica hoje dentro do antigo
estádio, que fazia parte do complexo nazista


Como eu adoro história e a 2a Guerra Mundial é um dos assuntos que mais atraem a minha atenção, eu sabia que ali, conseguiria entender os detalhes de  como aconteceu o fortalecimento de uma Alemanha destruída e humilhada no pós 1a Guerra. Sabia também que teria todas as informações sobre o surgimento do Partido Social Nazista e sobre as atrocidades cometidas por seus membros e seu presidente Adolf Hitler.

Ficamos 3 horas e meia no museu e saímos chocados e com uma carga pesada, mas eu diria necessária para podermos entender realmente o que havia acontecido. O acervo do Allgemeines Zum Dokumentationszentrum Reichspartetagsgelände é impressionante. Tivemos acesso a todos os detalhes, possíveis e inimagináveis dessa parte da história. São muitas as explicações passadas pelo audioguide e também pelos vários filmes que estão em exibição dentro do museu. Saímos de lá e pegamos o carro para conhecer melhor os outros pontos do complexo. Chegamos à Zeppelintribune, aonde Hitler fazia seus discursos para um público que atingia até 200.000 pessoas. Foi lá também que os americanos se instalaram quando entraram em Nuremberg e renderam a Alemanha, decretando o fim da guerra. A tribuna está bem diferente do que costumava ser, mas ainda sim conseguimos ter uma ideia da grandiosidade do local


A Zeppelintribune



A destruição da suástica que ficava no topo
da Zeppelintribune, pelos americanos

Por tratar de um assunto tão delicado e tão triste, acho que muitas pessoas não devem colocar esse museu como prioridade nas suas agendas durante sua viagem à Nuremberg, mas eu sinceramente acho que ele retrata um capítulo da nossa história que não pode ser negado ou esquecido, por isso considero uma visita fundamental.
De lá, fomos direto fazer o check in e depois andar pelo quarteirão histórico da cidade, que foi quase todo reconstruído depois do bombardeio sofrido pela cidade em 1945. Ainda assim, essa parte de Nuremberg conseva 5km de muros e 80 torres, que o deixam com um ar quase medieval. Como já era tarde, só conseguimos visitar três igrejas, a St Sebald, a St Elisabeth e a Frauenkirche. Mesmo assim, andamos por todos os cantos. Exploramos toda a parte antiga, fomos à porta e à torre de Königstor e ao centro de artesanato Hadwerkerhof, tiramos muitas fotos e aproveitamos para passar na "informação turística" para pegar mais algumas dicas do que fazer na cidade.

À esquerda, a Igreja de St Elisabeth

Eu acho muito que o nome dessa é St Klara :)

Os segredos do quarteirão histórico

Paisagens lindas!

A igreja de St Sebald


Frauenkirche



A Igreja St Lorenz

A torre e o portã Königstor

O Centro de Artesanato Hadwerkerhof


Pegamos basicamente duas dicas que ainda não tínhamos em nossos roteiros, mas que também não conseguiríamos fazer porque no dia seguinte elas estariam fechadas. A primeira foi o Museu Germânico Nacional, ou Germanischen Nationalmuseum, maior museu da arte e da cultura alemã e a segunda dica foi o museu do brinquedo, Spielzeugmuseum.

Na volta para o hotel, caminhamos por fora da muralha e aproveitamos para tirar fotos da Gare, que é linda, de uma magnitude impressionante, e da Ópera de Nuremberg, que também se destaca pela beleza de sua construção e pelo seu tamanho.

A Gare, Nürnberg Hauptbahnhof


A Ópera, Staatstheater Nürnberg

Terça-feira de manhã fomos então ao forte Kaiserburg, antigo castelo medieval da cidade. Só pudemos ver o museu e subir na torre porque para ver as salas do forte, era necessário fazer a visita guiada em inglês, que só aconteceria dali a duas horas... Aliás, esse foi o segundo programa que perdemos por causa da "escassez de guias que falam inglês".  As visitas guiadas em inglês são muito espaçadas, o que torna quase impossível você esperar pela próxima. Veja as fotos da Kaiserburg abaixo!










A vista que se tem lá de cima
Saímos do Kaiserburg e fomos para o tribunal de justiça, aonde aconteceu o lendário julgamento dos dirigentes do partido nazista que sobreviveram à 2a Guerra Mundial.  O Justizgebäude, está fora dos muros e tem um memorial à essa celebre audiência  de 1945. Com a sorte que tivemos nesta viagem, chegamos lá e a cort room 600 (aonde aconteceu a audiência e onde está o memorial) estava fechada. Tiramos umas fotos do lado de fora e fomos embora.


O Justizgebäude

A foto do julgamento de 1945 e
do prédio na época

 
Bom, Nuremberg é isso. Uma cidade grande, com um passado triste, marcante e muito relevante para a humanidade. Seu centro histórico é lindo, com uma arquitetura típica alemã, muitas igrejas góticas e ainda um forte milenar. E não posso esquecer de citar os muitos bares e restaurantes deliciosos! Amei ter conhecido a cidade! Vejam mais fotos!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário