quinta-feira, 18 de setembro de 2014

La Clusaz



Como nós sabíamos que aquele inverno de 2013 seria o nosso último em solo francês, já que já estávamos com mudança marcada para o Brasil, resolvemos que não poderíamos ir embora sem antes fazer e viver uma vacances d'hiver. Isso porque, durante todos esse anos que moramos em Paris, todas as viagens que fizemos durante o inverno foram para fugir do mesmo, então ou vínhamos para o Brasil ou procurávamos lugares ensolarados e quentinhos, para nos ajudar a superar o longo período de frio e tempo ruim.

Fixamos na ideia de esquiar, coisa que eu e Leo nunca havíamos feito antes. Conforme íamos vendo os destinos e as possibilidades fomos nos empolgando até que a viagem se tornou realidade. Como no fim do ano de 2012 meus pais tinham ido para lá e a família do irmão do Leo também, estávamos em 8 e essa foi a deixa para decidirmos alugar um chalet em vez de ficarmos em algum hotel ou resort de ski.

Depois de muito perguntar aos meus amigos e colegas franceses quais eram os melhores destinos de ski - a gente queria alguma coisa legal, com muitas pistas e um lugar bonito, mas sem que fosse mega transado e lotado, e obviamente caro. Eu já tinha ido com o Leo e com os meus pais à Chamonix e tinha ficado encantada com a região, que faz fronteira com a Suíça. Entretanto, esta estação de ski é exatamente tudo o que eu descrevi acima: linda, com muitas pistas, super legal, mas também apinhada de gente, com preços que vão às alturas na alta temporada e super na moda. Então sabíamos que não queríamos Chamonix, mas alguma coisa ali por perto.

E foi assim que descobrimos La Clusaz, na região da Haute-Savoi, terra do fondue e da reclette! Nosso próximo passo foi reservar o chalet. Dentre muitos sites que visitei, o que mais gostei, que tinha boas opções e boas localizações foi o http://www.laclusazlocation.com/ - super recomendo esse site, a reserva funcionou de maneira perfeita! Quando chegamos lá, o responsável da agência estava nos esperando, nos mostrou a casa e nos explicou como tudo funcionava por lá.














A cidade de La Clusaz e um pouco da sua 
estação de ski 


Nosso segundo passo foi comprar roupas de ski, porque eu e Leo não tínhamos absolutamente nada. Fomos na Decathlon e aproveitamos que o período de promoção já tinha começado, para poder fazer o nosso enxoval. Mesmo assim, lembro que gastamos bastante dinheiro, aproximadamente uns 500 euros. A partir daquele momento, eu comecei a perceber que viagem de ski é uma coisa cara - e isso porque eu ainda não tinha nem ideia de quanto ia custar o aluguel do equipamento, as aulas e o forfait para subir nas montanhas.

Com tudo o que precisávamos em mãos começamos nossa viagem saindo de Paris (ah, no meio da estrada, já chegando na região de haute-savoi, compramos uma espece de "camisa" para os pneus do carro para evitar derrapagem em pista com gelo - vene). Eu, Leo, meus pais e Chérie, claro! O irmão do Leo ia nos encontrar direto na casa, porque eles estavam chegando de viagem de Londres e só podiam ir à noite.

Adoramos o chalet, mas no dia seguinte percebemos que ele não ficava no centro de La Clusaz. Na verdade, a estação de ski tem algumas cidadezinhas em sua volta. A nossa estava a 6 km do centro, o que não é exatamente longe, mas também não é do lado. O carro era essencial para esse deslocamento e quando começou a nevar, nós tivemos uns perrengues na estrada para chegar até o estacionamento da estação e na ladeira que nos levava à nossa garagem.








Esse era o nosso Chalet! Uma gracinha!!

Apesar dessa pequena remarca, todo o resto foi perfeito. Nós fomos no dia seguinte cedo ao centro de cursos aonde agendamos aula particular para mim e para o Leo para toda a semana (mais um grande gasto) e depois compramos o forfait para poder subir em todas as montanhas durante todos os dias (outra coisa que é bem carinha). O site com todas as informações sobre a estação é esse aqui http://www.laclusaz.com/




Algumas fotos lá de cima da estação de ski


A experiência foi ótima. O chalet era uma graça, as aulas foram mais do que necessárias, os restaurantes que fomos eram uma delícia e a farra que fizemos em casa valeu as férias. Nós simplesmente amamos a cidade, e demos sorte porque pegamos tempo bom praticamente todos os dias, só no último dia é que caiu uma tempestade de neve e o tempo fechou. A nossa rotina era assim: acordávamos cedo, íamos para a aula, voltávamos para casa para pegar os meus pais e almoçar fora - ou almoçávamos em casa mesmo - e íamos explorar a cidade e as montanhas da região todos juntos. Sentávamos nos bares/restaurantes do complexo (os restaurantes em cima das montanhas eram os melhores!) e ficávamos conversando, admirando a paisagem e esperando o tempo passar. A Chérie amou a neve, puxou a gente de trenó e os sobrinhos do Leo fizeram também a maior farra. Até meu pai andou no trenó!





Chérie se divertiu demais!!

O clima da estação é muito legal. Os restaurantes umas gracinhas. As boulangeries (padarias) com os produtos típicos da região são imperdíveis. É realmente um programa mesmo para quem não vai esquiar. O irmão do Leo por exemplo, ficava mais tempo bebendo nos bares lá em cima do que fazendo qualquer outra coisa. E ele disse que adora isso, gosta mais do clima que rola nas estações do que esquiar em si!  


Parada para o almoço em um restaurante 
no meio das montanhas



A gente explorando a cidade de La Clusaz


Nós gostamos tanto que nos arrependemos de ter deixado para fazer a viagem de ski somente no nosso último ano de França. Eu, apesar de ter me dado mal no snowboard (quebrei meu cóccix na penúltima tarde) adorei tudo e o Leo agora só quer saber de esquiar de novo. Aconselho muito e acho bem legal ir com um grupo de amigos. Alugar um chalet pode ser uma opção mais barata e a gente encontra cada chalet maravilhoso para alugar - é claro, tudo depende de quanto se quer gastar. Mas quanto mais gente, mais barato fica!





A farra foi tão boa, que teve direito até a 
boneco de neve e churras na neve!!


3 comentários:

  1. Voces vieram embora para o Brasil? Podia escrever um post contando.. Prq.. Qnd.. O que esta fazendo!!bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafa, realmente é uma experiência muito legal ficar numa casinha dessas em uma estação de esqui. Todos aproveitaram muito a viagem. Quanto à nossa vinda para o Brasil, voltamos em 2013. Já estávamos há quase 7 anos fora e mortos de saudades da nossa família e da nossa terrinha! Na verdade, eu não tinha pensado em fazer um post sobre isso, porque deixo registradas aqui nesse blog somente as minhas experiências de viagens. Não falo muito sobre outras coisas. E como essa minha mudança foi um capítulo à parte, eu acho que não se enquadraria como "viagens". Mas se você tiver alguma dúvida ou alguma curiosidade, pode perguntar que eu respondo, ok?! Beijos

    ResponderExcluir