quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Porto de Galinhas: um mundo de pessoas e uma decepção

Depois da nossa semana incrível na Praia de Tatuamunha, saímos no sábado para Porto de Galinhas, aonde passaríamos o fim de semana e seguiríamos na segunda-feira para uma breve passagem em Olinda, antes de irmos para o aeroporto. A paisagem da estrada para Porto de Galinhas, como já imaginávamos, foi um deleite para os nossos olhos.





Na busca de um hotel em Porto de Galinhas, acabamos escolhendo ficar em Serrambi, um município localizado a 15 minutos de Porto. Isso porque todos os hotéis ou estavam lotados ou com preços abusivos, que eu não estava disposta a pagar. O Serrambi Resort estava com um uma nota bem legal no booking.com e com um preço aceitável. 

Foram só dois dias e sinceramente, não acho que o hotel mereça o status de Resort, mas as praias do hotel (que fica em uma espécie de península que dá para três praias) são muito boas. Principalmente a que é quase particular, pois ela forma uma espécie de banco de corais e fica cheio de peixinhos! Quando levamos pão para dentro d' água, eles vêm comer na nossa mão. E são muitos, de todas as cores e tamanhos!


Vista do jardim e das praias do hotel



Uma das atrações do Hotel são essas
araras, que andam soltas por lá


Os quartos e a estrutura em si do hotel, não são, nem aqui nem na China, de um resort, mas a localização e o fato de ele custar mais barato do que os resorts de Porto de Galinhas, valem a estadia. 

Tínhamos algumas opções de passeios: o que nos levaria às piscinas naturais - que dependiam na tal da tábua das marés e que naqueles dois dias não estaria apropriada para o mesmo -; o que ia de lancha até a Praia dos Carneiros - que os meus amigos que estavam na casa conosco falaram que não era mais bonita do que a Praia de Tatuamunha -; e uns outros que não nos diziam muita coisa. Sabe aquela sensação de que tudo aquilo era furada para turista? Eu e Leo estávamos com isso na cabeça, então resolvemos fazer um tour, que era para ser de bugue, mas o nosso guia nos levou em carro, que fazia um tour geral pela região.
Passava por Muro Alto, pelo centro de Porto de Galinhas, por algumas praias da região e um passeio de jangada pelo rio Maracaípe.

Com o mesmo guia que fechamos o passeio do dia seguinte, combinamos de ir ao centro de Porto de Galinhas para sairmos para jantar. Tínhamos algumas indicações de restaurantes - que eu não lembro o nome. O centro estava mega master lotado e então nem quisemos passear por lá. Fomos direto comer. Jantamos (e pelo menos tava bem gostoso!) e depois voltamos para o hotel.

No dia seguinte, acordamos cedo e o primeiro lugar que fomos foi ao mangue, ver cavalos marinhos, no passeio pelo rio Maracaípe. Eu tava achando que ia ser horrível, pois eu já tinha ido a muitos mangues no nordeste e não tinha achado graça nenhuma, mas, por incrível que pareça, esse passeio me surpreendeu! Isso porque realmente vimos muitos cavalos marinhos, o rio tinha uma água límpida e morna e desembocava em uma praia linda. Ficamos nadando por ali e eu fiquei com a sensação de que deveríamos ter ficado o dia inteiro, que nada seria melhor do que aquele local.










Fomos embora em direção à Muro Alto, que todo mundo diz ser uma maravilha. Pois bem, só para contrariar e provar que a minha intuição estava certa, a praia de Muro Alto estava horrorosa, com água escura e turva e uma farofada generalizada. E não é exagero! O nosso próprio guia falou que nunca tinha visto a praia assim. Tentando achar explicações com os locais, ele nos disse que a água do Rio tinha descido por causa dos últimos dias de chuva e que estava avançando para a praia, quando na verdade é água da praia - teoricamente límpida e cristalina - que avança para dentro do Rio. 

5 minutos foi o tempo que demoramos ali. Cheguei, olhei, dei meia volta e perguntei para onde iríamos depois. Não bati uma foto - que é sempre o meu termômetro, quando eu gosto do lugar, bato infinitos cliques! Então o nosso guia nos levou para um restaurante na praia de Porto de Galinhas, com cadeiras e guarda-sol à beira d'água. Seria agradável se não estivesse lotado e com um monte de ambulante passando vendendo de tudo um pouco. Nem na água me deu vontade de entrar. Almoçamos e depois pedimos ao guia para nos levar de volta ao hotel. Tirei uma fotinho só..


Foi aí que o dia acabou bem! Ficamos de bobeira na praia do hotel, dando comida para os peixinho e nos divertindo com o snorkel. Ficamos por ali até o anoitecer e depois fomos jantar e dormir tranquilos.





No dia seguinte, voltaríamos para o Rio de Janeiro na parte da tarde, mas ainda passaríamos a manhã em Olinda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário