quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Strasbourg: uma cidade para se conhecer em Dezembro




Um fim de semana antes do Natal de 2012, com os meus pais já na nossa casa para o fim do ano e para as férias de inverno, resolvemos ir à Strasbourg. Há muito tempo que eu queria conhecer essa cidade, particularmente pelo seu Marché de Noël, que é super conhecido e comentado na França. Na verdade, a cidade, que já é conhecida por ser bem bonita, fica ainda mais linda no período natalino, sendo toda enfeitada e abrigando um monte de mercadinhos de rua.

Pois então, esperamos essa época para conhecê-la e eu acho que fizemos a melhor escolha. Apesar do frio, acho que essa, definitivamente, é a melhor época para se conhecer o local. Parece que voltamos à infância! É tudo tão enfeitado, iluminado e mágico, que parece que estamos dentro de um daqueles filmes de Natal.

Nossa viagem foi curta e por esse motivo cansativa. Strasbourg não é exatamente ao lado de Paris, então saímos por volta das 18hs da nossa casa e só conseguimos chegar lá meia noite. Na verdade, são 500km de distância, que eu acho que podem ser feitos em 4 horas, mas pegamos um mega engarrafamento na saída de Paris, e ainda paramos umas duas vezes para descansar e comer alguma coisa, então demoramos bem mais. 

Quando chegamos, estávamos tão cansados que não queríamos saber de nada, só de dormir. Nós ficamos hospedados no Ibis, que foi perfeito para a gente, pois aceitava cachorro (sim, a Chérie embarcou nessa com a gente também) e tinha estacionamento grátis. Foi só no dia seguinte, depois de tomarmos café, que começamos a desbravar a cidade

Capital da Alsácia, localizada na fronteira com a Alemanha e ex território alemão (a cidade só voltou a pertencer à França após a Primeira Guerra Mundial), Strasbourg tem uma arquitetura típica alemã. As casinhas são todas com aquelas vigas de madeira aparentes e coloridinhas, lindas demais. Para completar, tem um riozinho que corta o centro histórico e deixa tudo com cara de cidadezinha do interior. Uma graça mesmo.













Apesar de tudo lindo, o tempo estava horroroso. Pegamos dois dias nublados com uma chuvinha fina e chata, típico no inverno nas cidades mais para o norte da Europa. No entanto, para a gente, que morava em Paris, isso não tratava-se de uma novidade, então fizemos tudo o que tínhamos para fazer. Visitamos a Catedral de Strasbourg, o bairro Petite France, o Musée Alsacien e as tradicionais pontes cobertas de Strasbourg. Mas é claro, que eu estava ali principalmente para me perder entre os chalezinhos de madeiras dos mercados de Natal.

















Se eu não me engano, acho que no total eram 13, o que é uma quantidade enorme se levarmos em consideração que na França inteira existem 37 (na Alemanha são mais de 2 mil!) E a cidade respira esse clima. A cada ano, cerca de dois milhões de turistas chegam para conhecer o local e os seus Marchés de Noël. É diversão para toda a família, adultos e crianças - e no meu caso, cachorro também! Nessas barraquinhas, além de milhares de enfeites de natal para todos os gostos, encontramos também uma culinária típica como os bredeles (biscoitinhos secos), rosquinha e pães de natal, o tradicional vinho quente alemão, tortas e muitos produtos de artesanato. 

Os principais mercados de Natal da cidade são o Christkindelsmärik, na praça de Broglie, o Marché de Noël de la Cathédrale, em frente à Catedral e o Marché des délices de Noël d'Alsace, na praça Austerlitz (com mais coisa para comer). Vejam as fotos abaixo que mostram um pouco desse universo de sonho natalino! Se tiverem a oportunidade, não deixem de ir porque vale muito a pena!











2 comentários:

  1. Linda a cidade!!! E as feiras também. Mas certamente deve ser muito feio nesta época ne?? Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafa, acho que você quis dizer frio, né? É bem frio sim!! Mas eu acho que vale a pena, afinal esse clima mágico de Natal só nessa época do ano. Nada que um casaco bem potente, luvas e cachecol não resolvam :)

    ResponderExcluir