quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Moscou - a preparação para a viagem



Moscou era uma cidade que eu tinha muita vontade de ir, mas parecia algo tão distante, que nunca nem tinha parado para pensar no assunto. Foi aí, que quando a minha sogra veio no ano de 2011, procurando um lugar que pudéssemos ir, a Russia apareceu nas nossas ideias. Nós tínhamos vontade mesmo era de ir à St. Petersbourg e à Moscou, mas o nosso calendário não permitiria. O Leo não poderia ficar tanto tempo afastado do trabalho e tínhamos que fazer uma viagem relativamente curta, de uns quatro dias. Pensamos em desistir, já que o ideal era que quando fôssemos à Russia, conhecêssemos logo as duas principais cidades, mas ao mesmo tempo estávamos tão empolgados com a ideia de conhecer um lugar tão diferente e desejado, que deixamos a racionalidade de lado e fomos assim mesmo.

Começamos então a pesquisar os custos e as possibilidades de hospedagem e de vôos. Acabamos por fechar um pacote com a Promovacances, uma empresa na internet que faz pacotes turísticos bem interessantes. Como eu tinha uma amiga que já tinha feito uma viagem com essa empresa, fiquei bem tranquila na hora de fechar a viagem. Fomos pesquisar o que precisaríamos ter para viajar - além de roupa de frio! A Russia não exige visto para cidadãos brasileiros, o que foi uma confusão danada porque para cidadãos europeus, ele é exigido. Então, a agência de viagens ficava o tempo todo nos dizendo que nós não íamos conseguir entrar, que não dos devolveriam o dinheiro caso isso acontecesse e que nos aconselhava ir ao consulado russo para conseguir um papel que provasse que nós não precisávamos de visto (?? como assim papel para provar que eu não preciso de visto??).

É bem verdade que isso nos deixou um pouco tensos, mas tínhamos ligado para o consulado russo em Paris, para o consulado russo no Rio, tínhamos lido na internet e tínhamos perguntado a amigos que já haviam visitado o país! Ou seja, acho que a única coisa que eu tinha 100% de certeza era de que a gente não precisaria de visto para entrar em Moscou.

Nós viajamos bem no início de outubro, quando as temperaturas ainda estão bem amenas em Paris. Só que a Russia definitivamente não é a França, então, depois que compramos tudo, começamos a pensar que talvez já estivesse bem frio por aquelas bandas. Como não tínhamos mais nada a fazer, começamos a nos preparar psicologicamente para o possível frio. Como o meu problema sempre foi o pé, acabei comprando uma bota com lã de ovelha dentro, mas de couro por fora (para poder usar na chuva também!). Fora isso, toda a parafernália para o inverno eu já tinha.

Agora que estou de volta ao Brasil, fico refletindo como é tão caro viajar por aqui. Não tem jeito, eu acabo comparando com os preços de lá, o que me gera uma revolta danada. Na época, pagamos um pouco menos de 500 euros por pessoa, com vôo direto da Air France e com hospedagem em hotel 5 estrelas (que, quando chegamos, lá nos surpreendeu de tão luxuoso que era). Ficamos no Hotel Savoy, que tinha uma localização excelente: a poucos passos da praça vermelha e do teatro Bolchoy.

Outra coisa que pesquisei foi como faríamos turismo por lá, já que queríamos um guia para conhecer a cidade bem direitinho. Foi pesquisando na internet que descobri a City Discovery. Uma empresa que oferece opções de passeios e de atividades em várias cidades espalhadas pelo mundo. Para Moscou, eles ofereciam diferentes pacotes de cirty tours, um deles a pé com um guia que falava português! Quer coisa melhor?! Então nós contratamos o serviço para testá-lo, antes mesmo de chegarmos. A nossa experiência foi excelente! O nosso guia veio nos buscar de manhã cedo e nós passamos o dia inteiro caminhando e conhecendo cada cantinho de Moscou! Indico muito esse tour por Moscou.

Com a nossa viagem bem planejada, todos (ou quase todos) os roteiros turísticos pensados, e com uma certa tensão em imaginar como seria a nossa passagem pela alfândega com um monte de policiais falando russo, pegamos o avião e fomos desbravar Moscou! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário