segunda-feira, 25 de julho de 2011

Florença



Florença é a capital e também a maior cidade da região italiana da Toscana e eu diria, centro cultural da Itália. Governada nos séculos passados pelos Médici, a família patrocinou a construção de muitos museus e igrejas, aonde hoje se encontram as maiores obras renascentistas, de artistas como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Giotto e muitos outros.

Só por essas primeiras informações, a gente já imagina que tem muita coisa pra fazer em Florença né? E é verdade, se você quiser ir a todos os museus, aí então, a sua visita vai ter que se prolongar muito! Eu fiquei três dias na cidade e fiz o que eu queria fazer; mas que fique bem claro que em momento algum eu tive a pretenção de conhecer todos os pontos turísticos locais.

Chegamos na cidade de trem, vindos de Veneza. Não me lembro exatamente da duração da viagem, mas uma coisa que eu lembro bem é que o trem na Itália é barato e vale muito à pena! Como disse no post anterior, toda a primeira parte da nossa viagem foi feita de trem, e adoramos a escolha. O site dos trens italianos é o http://www.trenitalia.com/.

Começamos pelo imponente Duomo, a Catedral de Santa Maria dei Fiori. Linda, enorme e toda revestida de mármore, localizada na Piazza del Duomo. Para se ter uma ideia, ela é a 4a maior catedral do mundo. Dentro da igreja estão algumas obras primas renascentistas e de cima da sua cúpula, a vista que se tem da cidade é maravilhosa! Dentro da igreja está também o museu do Duomo, onde estão algumas das ferramentas usadas na sua construção. Ainda fazendo parte da catedral, mas em outro prédio, está o batistério (que é um tipo de construção muito comum na Itália), aonde se realizavam os batizados. A grande atração do batistério são as suas portas, feitas todas em bronze, elas consistem em 28 painéis que ilustram e representam a vida de São João Baptista. A obra, intitulada de "As Portas do Paraíso", é um trabalho impressionante e muito bonito, e é, reconhecidamente, uma grande obra renascentista.



O Duomo por fora


O Duomo por dentro


A riqueza do teto da cúpula, impressionante!




A linda vista que se tem do alto da catedral



As portas do Batisterio e a riqueza dos seus detalhes 

 A Piazza della Signoria também é um ponto turístico bem conhecido! Ela é a principal praça da cidade e podemos considerá-la praticamente como um museu ao ar livre, já que é cercada por esculturas, sendo a principal delas uma impressionante cópia do Davi, de Michelangelo (que substituiu a original devido à degradação natural que a obra estava sofrendo). É na Piazza della Signoria que está o Palazzio Vecchio, uma linda construção que abriga em seu interior obras de Michelangelo, Buonarroti, Agnolo Bronzino e Giorgio Vasari. É também na piazza que está a Galleria della Academia, museu que abriga, entre outras obras, a famosa escultura Davi.

O Palazzio Vecchio

A Piazza della Signoria



As muitas esculturas espalhadas pela praça

A réplica de Davi

Ponte Vecchio também é, sem dúvida, um dos maiores pontos turísticos de Florença. Ela é a única ponte que não foi destruída no período da 2a Guerra Mundial. A ponte é fechada e cheia de lojas que vendem prata e ouro. Embora seja interessante cruzá-la para conhecer a sua estrutura, a vista mais bonita da construção é de longe, de onde podemos ver a obra arquitetônica, o rio Arno e a cidade!





Outro lugar que amei ter conhecido foi o Palazzio Pitti, antiga residência dos Médici, que é um exemplo da arquitetura Renascentista contruído por Luca Pitt. Hoje em dia, o local funciona como uma concentração de museus, como o Museo degli Argenti, a Galleria Palatina e a Galeria de Arte Moderna. Além dos museus, o visitante pode conhecer os apartamentos reais. E como todo palácio europeu, o Pitti tem enormes jardins, que merecem ser visitados. O Giardino do Boboli é enorme, muito bem cuidado e oferece uma vista linda da cidade uma vez que conseguimos chegar no seu topo (outro lugar de onde se tem uma vista linda é a Piazzale Michelangelo, vale à pena subir até lá)!















Fora todas essas atrações, existem ainda muitas outras espalhadas por Florença. São eles: a Galleria degli Uffizi (onde estão a Madonna del Cardellino, de Rafael, e as obras Nascimento de Vênus e Anunciação da Primavera, de Boticelli), o Museo dell'Opera (onde está a Pietà de Michelangelo), a igreja de Santa Croce, a Galleria dei Costume, a basílica Santa Maria Novella, o Museo degli Argenti di Palazzo Pitti, a casa Buonarroti, os museus Horne e Ferragamo e ainda os palácios Strozzi e Davamzati.

Nenhum comentário:

Postar um comentário