quarta-feira, 13 de julho de 2011

Reims, Champagne

A região da Champagne é definitivamente uma das regiões mais conhecidas pelos turistas na França, afinal de contas quem não conhece a bebida de mesmo nome que faz sucesso no mundo inteiro. A bebida, diga-se de passagem, recebe o nome justamente da região aonde é produzida, a região da Champagne e por isso quase todo mundo que vem a Paris, aproveita de sua proximidade com a capital francesa e tenta fazer uma visita ao local. E essa é realmente a grande atração do local, conhecer as caves aonde as champagnes mundialmente conhecidas são feitas e aproveitar das degustações feitas por lá!

A capital da Champagne é a cidade de Reims, e é a única cidade que eu conheço da região. Já fui lá duas vezes, ambas saindo de Paris de manhã e voltando à tarde. Nessas duas visitas, conseguimos visitar duas caves: a Pommery e a Taittinger. Na minha opinião, além de preferir como bebida a Tatittinger, preferi também a sua cave. Achei a Pommery muito comercial, apesar de ser bem interessante já que os seus corredores escuros e húmidos abrigam além das garrafas de champagne algumas obras de arte. Já a cave da Taittinger é mais rude, bem menos comercial, e isso me agrada mais. As duas são enormes, são quilômetros e quilômetros de túneis, embora os turistas só consigam visitar uma pequena parte desses caminhos subterrâneos. Ainda pretendo voltar à região para conhecer a cave da Ruinart, que é um dos champagnes que eu mais gosto!

Além das muitas caves que estão alojadas em Reims, o local oferece outros pontos turísticos, como o Musée Saint-Rémi, o Palais du Tau e o Musée des Beaux-Arts. Entretanto, a grande atração da cidade é a belíssima catedral gótica, que era palco da coroação dos reis franceses. Só por isso já podemos imaginar que a catedral é realmente enorme e muito imponente. A catedral começou a ser construída em 1211 e demorou 300 anos para ser finalizada (devido à guerras e à peste que assolou o continente europeu no século XIV). A catedral está localizada bem no centro da cidade e é uma visita obrigatória em Reims! 

Gente, vocês vão me desculpar, mas eu não tenho nenhuma foto de Reims...


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário