quarta-feira, 27 de julho de 2011

Pompeia




Pompeia é o tipo da cidade sobre a qual não se tem muito o que falar em um post, ela tem que ser visitada, entendida e, dentro do possível, vivida. A única coisa que vou contar aqui é um pouco da sua história, diga-se de passagem, impressionante. Antiga cidade do Império Romano, ela foi destruída por uma grande erupção do Vesúvio, em 79 d.C., quando as cinzas do vulcão enterraram completamente a cidade e assim a mantiveram, enterrada e escondida, por 1600 anos.

Andar pelas suas ruas, entrar dentro de suas casas, entender os desenhos nas paredes e tentar adivinhar os mistérios de Pompeia faz aflorar o lado arqueólogo de qualquer pessoa. É impossível não se apaixonar e não se impressionar com tudo o que é visto por lá! Uma das coisas mais impressionantes é, sem dúvida, a parte em que vemos os corpos das vítimas que morreram na tragédia e que, por causa das cinzas e da lama, ficara moldados da maneira como foram atingidos.

Eu e Leo fomos à Pompeia de trem, saindo de Napoli. Assim que chegamos, resolvemos logo procurar um guia, que estão em grande quantidade em frente à bilheteria oferecendo seus serviços. Cada guia forma um grupo de mais ou menos 15 pessoas e entra. Na minha opinião, o guia é fundamental na cidade; a não ser que você seja um expert em arqueologia e em Pompeia, e consiga entender tudo sozinho. Não era o nosso caso!! Não me lembro exatamente quanto tempo dura a visita, mas com certeza ela pode ser feita em uma manhã ou em uma tarde.

Vejam as fotos!













Nenhum comentário:

Postar um comentário