quarta-feira, 27 de julho de 2011

Napoli

Quando cheguei a Napoli, não sabia muito bem o que esperar. Não era uma cidade que estava nos nossos planos, mas como queríamos ir à Pompeia, Capri e Costa Amalfitana, Napoli surgiu como parada estratégica. Talvez por causa disso, não pesquisamos muito sobre o local e eu não sabia o que me esperava: se seria uma cidade tipicamente italiana, no mesmo padrão das outras que tínhamos visto, ou se seria a Napoli esteriotipada por todo mundo, violenta, bagunçada, com mafiosos napolitanos e tudo o que se tem direito!

Ficamos dois dias e uma noite na cidade e encontrei um local completamente diferente de tudo o que eu tinha visto até aquele momento na Itália. Napoli não é uma cidade padrão, mas é uma cidade intrigante, que por ser tão diferente, nos leva a querer conhecê-la um pouco mais.

Como tinha recebido milhões e milhões de recomendações, tive muito medo de tirar fotos e fiquei super paranóica, com medo de ser assaltada (coisa que me arrependo até hoje, porque deixei de fotografar a parte mais interessante da cidade). Mesmo assim, eu e Leo queríamos desbravar o que Napoli tinha a nos oferecer. Começamos a andar com uma proposta diferente: não estávamos atrás dos pontos turísticos, queríamos apenas caminhar e conhecer os cantos da cidade.

Nossa primeira parada foi o Castel Nuovo, uma linda construção à beira mar, de onde podemos avistar o Vesúvio. O castelo nos chamou atenção de dentro do ônibus aonde estávamos e, na verdade, depois de conhecer o local, continuamos nosso passeio todo a pé.







Depois de andar um pouco mais, chegamos no Centro Histórico de Napoli, região também conhecida como Spaccanapoli, que foi declarada como patrimônio mundial pela Unesco. A Piazza Plebiscito, que está bem no meio do centro histórico, é a maior de Nápoles (é giganstesca). Só lá, estão a igreja de San Francesco di Paola, o Palazzo Salermo, o Palazzo della Foresteria e o Palazzo Reale.













Andamos mais e percebemos que a paisagem napolitana é marcada também por um monte, o Vomero, que se situa na zona noroeste da cidade. Lá, está o Castel Sant Elmo, um castelo-forte datado do século XIV. Eu e Leo não subimos, mas imaginamos que lá de cima a vista deve ser bem bonita!




Entretanto, a parte mesmo que eu queria ver em Napoli, eu ainda não tinha visto, que é a parte onde a população mais pobre mora. Sabe aqueles edifícios baixos, grudadinhos um no outro, cheios de roupas penduradas em cordas suspensas nas janelas? Eu não ia sossegar enquanto não achasse pelo menos uma rua com essas caracaterísticas. E foi procurando uma piazzaria que nós encontramos. Completamente pegos de surpresa, nós nos vimos no meio de um desses bairros e vimos realmente como os napolitanos vivem! Como eu não sabia se o local era seguro ou não, acabei não tirando fotos (ah, se arrependimento matasse!), mas achei o máximo caminhar por ali e encontrar a Napoli que eu estava procurando! Para não deixar vocês sem ter uma ideia, peguei duas fotinhos na internet, que mostram exatamente o que vimos por lá.



A piazzaria que estávamos procurando, a Pizzeria da Michele, era, diga-se de passagem, a mais antiga e mais tradicional de Napoli, aonde foi criada a pizza napolitana! Nós não só achamos o endereço, como comemos e nos esbaldamos muito! Essa experiência foi muito legal mesmo!







A nossa curta estadia em Napoli só nos permitiu conhecer isso que eu postei acima. Entretanto, a cidade ainda reserva muitas atrações. Os museus, por exemplo, são muitos, destacando-se o Archeologico Nazionale, o Civico G. Filangieri, o Museo Nazionale della Ceramica Duca di Martina e a impressionante pinacoteca Galleria Nazionale di Capodimonte. Além dos museus, a cidade tem um Jardim Botânico bem conhecido e áreas portuárias lindíssimas, como a Santa Lucia, a Riviera de Chiaia e as proximidades da Piazza Plebiscito e da Galleria Umberto I. Aliás, dizem que essa galeria se assemelha muito com a Galleria Vittorio Emanuele, de Milão, mas como eu não a conheci, não posso afirmar. Ah, e em uma ilhota, pertinho da costa de Napoli, encontra-se o Castel dell'Ovo, palco de importantes acontecimentos históricos do passado.






Andar à beira mar e contemplar o Golfo de Napoli
com suas ilhas e o Vesuvio ao fundo é maravilhoso! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário