quarta-feira, 9 de março de 2011

Atenas



Chegamos em Atenas de avião, vindo de Kefalonia. Ficamos lá dois dias, mas sinceramente me decepcionei um pouco com a capital grega. Atenas guarda um parte importantíssima de uma história milenar, mas a cidade não me parece pronta para receber turistas. Nos monumentos, não existem serviços como guide tour ou até mesmo distribuição de folhetos para explicações e isso faz com que você tenha que sair do hotel com uma excursão guiada para conhecer a cidade. Chegar na cara e na coragem, por conta própria, para fazer as visitas turísticas é furada. Você vai ficar olhando aquelas construções magníficas e não vai entender absolutamente nada do que está vendo, já que não vai receber auxílio de nada nem de ninguém.

Entre construções históricas, museus e bairros tradicionais, a capital tem várias atrações turísticas, mas sem dúvida a Acrópole é a que atrai maior número de turistas. Uma das coisas que eu achei bem interessante na cidade foi o seu metrô. As escavações, que foram feitas para as Olimpíadas de 2004, revelaram vários restos de civilizações antigas, que estavam enterradas em camadas, de acordo com o tempo (quanto mais baixa a camada, mais antiga a civilização). Por esse motivo, as paredes do metrô são em sua maioria de vidro, mostrando todos os restos encontrados e as estações são praticamente museus! Vale a pena dar uma voltinha de metrô.

Abaixo, vou relacionar os pontos turísticos mais conhecidos. Não conseguimos fazer todos, lógico, mas acho que fiz a parte mais importante da cidade. De qualquer maneira, reitero o que disse no parágrafo anterior, é fundamental fazer as visitas aos templos históricos acompanhado de guia.

- Praça Syntagma: praça centrala de Atenas, aonde está o Parlamento grego e o Túmulo do soldado desconhecido. Ali perto está a rua Ermou, que é repleta de lojas de marcas e centros comerciais. Essa rua é uma das mais caras da Europa!

O Parlamento Grego *foto de internet

Em frente ao Parlamento

- Plaka é um dos bairros mais populares da cidade, já que tem uma variedade enorme de tavernas, bares e restaurantes e está cheio de gente o tempo inteiro. A arquitetura neoclássica do bairro torna ainda mais interessante as caminhadas pelas ruas do local. Outro bairro que eu não fui, mas que é super comentado é o Monastiraki, lugar marcado pela presença de várias lojinhas, restaurantes típicos, mercados e também pela tradicional feira ao ar livre.

- Kolonaki é mais um bairro de Atenas bem badalado. Ele é cheio de lojas e boutiques caras e também repleto de bares e restaurantes que bombam durante a noite. É lá também que está uma grande concentração de galerias de artes e de museus. Essa zona é considerada bem exclusiva! O bairro é realmente uma graça, e fica na base do Monte Licabeto, que é outrio ponto turístico da cidade, de onde se tem uma vista maravilhosa da capital! A subida ao Monte Licabeto é feita através de um funicular. 

O Monte Licabeto


Lá em cima no Monte Licabeto

A bela vista que se tem lá de cima

- A Acrópole de Atenas é a acrópole mais conhecida do mundo. Em cima de uma montanha rochosa, a cidade antiga est;a em cima de uma montanha rochosa, foi construída por volta de 450 a.C., e nela estão algumas das contruções mais famosas do mundo antigo, como Partenon e o Erecteion. A visita à Acrópole, acompanhada de um guia turístico, é simplesmente imperdível. É uma viagem ao tempo e uma aula ao vivo de história! A gente relembra e aprende cada detalhe mágico da mitologia grega. É fascinante.

A Acrópole vista de cima



Lá em cima


O Partenon

Erecteion

O antigo teatro


- O Templo de Hefesto, que fica em uma outra colina da cidade, é o templo grego mais bem preservado do mundo, embora não seja tão conhecido como o Partenon. As colunas do templo estão praticamente intactas!


- O Templo de Zeus Olímpico, na verdade as suas ruínas, é outro ponto turístico, localizado bem no centro de Atenas




O Templo de Zeus Olímpico


- O Estádio Olímpico de Atenas, que foi todo refeito, mas está no lugar aonde foi construído o primeiro estádio para as primeiras olimpíadas da história. Bizarro demais! Aliás, isso foi uma das coisas que mais que chocou em Atenas. Quando viajamos pela França, ficamos encantados com cidade medievais, de 500 anos, 800 anos, sei lá. Isso pra nós, principalmente brasileiros que temos uma história recente, é muito tempo. Mas quando chegamos na Grécia, o "antigo" é muito mais velho do que os tempos medievais, é referente à milhares de anos atrás, a maioria dos monumentos são datados de antes de Cristo. Isso é realmente fenomenal.




O estádio Olímpico e uma estátua na sua frente

Outras atrações da cidade são: Ágora de Atenas, Museu Arqueológico Nacional, Museu Histórico Nacional, Academia de Artes de Atenas, Catedral Metropolitana, Museu Bizantino e Cristão, Jardins Nacionais, Museu Benaki, Biblioteca Nacional, Igreja Omorfoklissia, Estádio Panathinaiko, entre outros!

O hotel que ficamos em Atenas foi o Airotel Partenon. Hotel bom com boa localização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário