quinta-feira, 10 de março de 2011

Santorini



Nossa última parada na Grécia foi Santorini. Pegamos mais uma vez um ferryboat de Mykonos para a ilha. Santorini é a representação perfeita da idéia que eu acho que todos nós brasileiros temos de Grécia. Aquelas casinhas brancas com telhados azuis no alto de uma montanha cercada por mar por todos os lados. É lá em Santorini que a gente vê essa Grécia. Mas não exatamente em toda Santorini, somente no bairro chamado Oia, que é a parte mais charmosa da ilha, mas também a mais cara. Os hotéis são encantadores, mas têm preços salgados e é nessa parte que estão também as melhores lojinhas. O visual do lugar é estonteante e talvez por isso, é de Oia que, segundo os gregos, podemos ver o pôr do sol mais bonito do mundo.


Oia e suas deslumbrantes arquitetura e vista!


As tradicionais igrejas gregas

Os famosos gatinhos estão por todos os lados



Não é lindo, gente?

Aliás, assistir o pôr do em cima dos telhados de Oia é uma das grandes atrações turísticas. Uma multidão se junta e começa a procurar um bom lugar para sentar e fica lá até o sol ir embora. No final do espetáculo, muitos aplausos (tipo no Arpoador em dia de verão sabem?). Andar pelas ruas de Oia, comer em um bom restaurante com vista para o mar e esperar o sol se por é um grande programa!

Mas... Estamos na Grécia, e o que se espera desse país quando falamos nele? Praias, não é?  Pois quando entramos nesse quesito, a ilha se diferencia das outras, já que devido à sua origem vulcânica, não existem no local praias de mar claro e areias brancas. A mais badalada das praias é a praia Vermelha ou Red Beach. Não posso dizer que eu aproveitei as praias de lá, porque eu gosto mesmo é de areia branca e água translúcida, mas é inegável a beleza do visual da Red Beach. Uma encosta pedregosa vermelha cercada por um mar verde e uma pequena faixa de areia escura decorada por barraquinhas listradas em branco e azul. Eu nunca tinha visto nada assim em nenhuma outra praia, o visual é estonteante. Por isso a Red Beach é um passeio obrigatório em Santorini! Além da Red Beach, fomos também na Black Beach, mas essa eu não achei tão bonita, pois parecia simplesmente uma praia normal com areia escura...


O povo reunido para o pôr-do-sol em Oia

Eu já estava posicionada também!


O pôr-do-sol


Olha quanta gente saindo depois do pôr-do-sol!

Outra atração turística da cidade é pegar uma escuna do porto de Fira e ir em direção ao Vulcão, que deu origem à ilha e ainda está ativo, porém adormecido. É de lá também que temos uma bonita vista de Santorini e que podemos nadar nas águas cheias de enxofre, bem quentes, e que não nos permitem afundar. O passeio começa de manhã cedo, vamos direto para o vulcão, subimos até o seu topo e ficamos andando lá por cima, enquanto sentimos o forte cheiro de enxofre no ar. Depois voltamos para o barco e damos uma volta completa na ilha. No fim, paramos novamente no porto de Fira, mas subimos até Óia, escalando a encosta no lombos de burrinhos! Esse passeio é super tradicional e eu e Leo nos divertimos muito!


Chegando ao vulcão!

Subindo na trilha. Olha quanta gente!

Lá em cima

Santorini ao fundo

As águas verdes e quentes do vulcão

O caminho dos burrinhos!

Eles nos levam lá pra cima


E lá vamos nós!

Muito legal essa experiência!

Falando em Fira, ela é a capital e o maior centro urbano de Santorini. Está super bem localizada pois é bem central e está a somente 10km de Oia. O lado de Fira voltado para a Caldeira (onde está o vulcão) é o seu lado mais bonito, com uma linda vista para o mar, casinhas com flores nas janelas e muitos restaurantes e cafés. O ar em Fira é diferente, o local respira agito e está sempre cheio de turistas e, lógico, muitas lojinhas para esse público!


Um dos restaurantes em que comemos em Fira

Jantamos e vimos o pôr-do-sol da nossa mesa!

Como não sabíamos nada de Santorini quando reservamos o nosso hotel, acabamos não ficando nem em Fira nem em Oia. Apesar da nossa pousadinha ser simples, ela era bem aconchegante, mas continuo afirmando que era afastada do centro. O nome era Pension George e ficava no bairro de Karterados. Também fizemos a reserva pelo http://www.hostelworld.com/. Para podermos nos locomover pela ilha, alugamos um carro e acho que foi uma boa opção, já que as distâncias entre os locais são grandes e existem muitas estradas íngremes. Eu, particularmente, ficaria com medo de fazer todos esses percursos de scooter.




A linda Red Beach

Leo todo relaxado na espreguiçadeira


E a Black Beach

Nenhum comentário:

Postar um comentário