quinta-feira, 10 de março de 2011

Val de la Loire

O Val de la Loire é uma das regiões mais conhecidas da França quando o assunto é castelo. Isso porque é nesse local que está a maior concentração de castelos do país. São várias cidadezinhas, praticamente coladas uma na outra, cada uma com o seu castelo. As construções são lindas e os espaços verdes, muitas vezes ao redor, mais bonitos ainda. A maioria dos castelos tem um belo jardim, mas tem também os que se destacam pela imponente arquiteteura. Devido a sua proximidade de Paris, aproximadamente 2 horas de carro, o Val de la Loire é muito procurado pelos turistas para estadias curtas de um fim de semana ou de até mesmo de um dia.

No total são mais de 300 castelos e, acredite, cada um bem diferente do outro. Nós resolvemos conhecer o Val de la Loire em dezembro do ano retrasado, quando os meus pais estavam aqui. Saímos de Paris em um sábado de manhã bem cedinho e passamos o fim de semana na região. Conhecemos no total seis castelos, em alguns entramos e em outros visitamos só os jardins (que não estavam tão bonitos por causa do inverno).

De tanto ouvir falar, nós já tínhamos em mente mais ou menos quais castelos gostaríamos de conhecer, mas de qualquer maneira, o site http://www.chateaux-de-la-loire.fr/, nos ajudou muito. Nele vimos fotos e também obtivemos informações como localização exata e horários de abertura e de fechamento. Além disso, eu tinha aqui em casa um livrinho, que comprei uma vez, com a lista dos principais castelos, que também nos foi muito útil. Bom, saímos de Paris e a nossa primeira parada foi Chambord:


    


Depois fomos para Cheverny.



E fechamos o dia com Chenonceau, de onde partimos para o hotel Formula 1. Apesar de ser muito barato, eu não aconselho. Os quartos até que são bem limpinhos, mas não têm banheiro dentro, e isso definitivamente eu não gosto. Ainda mais tratando-se de hotéis na França, aonde você sempre corre o risco de entrar alguém fedendo muuuuiiiiitttoooo e impestiar o banheiro todo - que foi exatamente o que aconteceu com a gente.


    

No dia seguinte, mais uma vez acordamos cedo e fomos em direção de Chinon, ou melhor, as ruínas de Chinon. O lugar é bem bonito, mas realmente, só sobraram ruínas do castelo.



A próxima parada, que não estava no roteiro foi o château d'Ussé, que é conhecido por ser o castelo da Bela Adormecida.

Voltando para o nosso roteiro fomos para Villandry, que é conhecido como o castelo que tem o jardim mais bonito entre todos do Val de la Loire. Entretanto, como estávamos no inverno o jardim não tava com nenhuma flor e as árvores estavam todas sem folhas. Mas deu para perceber que a área é realmente enorme. Quero voltar na primavera ou no verão!


Encerramos nosso fim de semana com Amboise, também lindo demais, bem no meio da cidade aonde está localizado, o que é um diferencial entre os outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário