segunda-feira, 7 de março de 2011

Kefalonia



Sempre tive o grande sonho de ir para a Grécia, e falava inclusive, para quem quisesse ouvir, que a minha lua-de-mel seria lá (alíás, é mesmo uma ótima opção para os recém-casados)! Quando decidimos viajar para encerrar a nossa temporada na Europa, na metade de 2008, comecei a colocar a idéia na cabeça do Leo. Passava fotos, imagens e videos da Grécia incessantemente para ele, que, depois de uma overdose de informações, começou a gostar da idéia. Começamos a pesquisar preços e lugares para poder inserir o meu sonho na nossa planilha de viagem. Um site que me ajudou muito, pelo menos pelas lindas imagens e boas informações sobre as ilhas gregas foi o http://www.grecotour.com/. Eu olhava esse site o dia inteiro escolhendo quais ilhas iríamos visitar, por onde começaríamos a nossa viagem, como iríamos nos locomover no país e quanto tempo precisaríamos em cada lugar.

Pesquisei muito sobre o país. A princípio, eu queria visitar todas as principais ilhas (o que é impossível!), mas eu encasquetei que não queria cruzeiro, porque achava que iria aproveitar pouco de cada local. Fechamos um total de 12 dias no país e depois de muito sofrer (para selecionar os destinos finais) decidimos que iríamos a Atenas, Mykonos, Santorini e Kefalônia. Isso dava uma média de 3 dias em cada local, o que para mim estava de bom tamanho. É lógico que deixamos muitos lugares para trás, mas com um pouquinho de tempo a mais em cada uma dessas cidades, poderíamos conhecer também algumas ilhas menos conhecidas (próximas aos locais que iríamos) fazendo passeios de duração de um dia.

Kefalonia era uma ilha da qual nunca tínhamos ouvido falar, mas ela foi incorporada ao nosso roteiro. A história foi a seguinte:  como fomos para Grécia a partir da Itália, descobrimos que a maneira mais econômica de se fazer o traslado era de navio, já que assim gastaríamos com a passagem do transporte mas não com o hotel, pois passaríamos a noite no mar. Buscamos vários sites na internet, mas foi no http://www.greekferries.gr/ que achamos mais opções e um bom preço. E foi a partir daí, que a ilha entrou no roteiro, já que era o local aonde chegava o barco que partia de Bari. Aliás, esse site nos foi muito útil! Foi também através dele que reservamos os ferries que nos levaram de uma ilha para outra.
Bom, começamos a viagem saindo de Bari e chegando na manhã seguinte em Kefalônia que, diga-se de passagem, foi o lugar que eu mais gostei. Apesar de não ser muito conhecida entre os brasileiros, Kefalônia é a 6a maior ilha grega, localizada no mar Jônico. Faz muito sucesso entre os europeus, mas é claro não chega a ser tão conhecida como Santorini e Mykonos. É uma ilha com muitas praias desertas e paradisíacas. Se você já pensou em ir à Grécia para a lua-de-mel, Kefalônia é uma boa pedida para o roteiro. No primeiro dia de ilha, alugamos um barquinho e exploramos as praias que só tem acesso por mar (não precisa saber guiar barco nem ter carteira, você tem uma aulinha rápida na hora) . Visitamos muitas, todas pequeninas e sem nenhuma outra pessoa! Parávamos o barco, dávamos um mergulho, ficávamos um pouco na areia e depois partíamos para outra prainha. No barco tínhamos um isopor com bebidas e alguns biscoitos. No segundo dia, alugamos uma scooter e fomos as praias do circuitão, que também são maravilhosas, mas é claro, cheias de gente!

Pelo que eu percebi, a ilha tem vários centros, aonde existe uma concentração de hotéis e pousadas. O nosso hotel era o Boulevard Panorama Suites, que era bem simples e ficava num vilarejo chamado Agia Efimia, um pouco afastadinho do centro aonde está o porto, mas perto das praias desertas das quais falei no parágrafo anterior. Como estávamos fazendo uma viagem longa, não queríamos gastar dinheiro com hotel (por isso ficamos em vários hostels e utilizamos muito o http://www.hostelworld.com/), mas no final, acho que acertamos nas nossas escolhas. Em Kefalonia, apesar da simplicidade, o café da manhã era justo, o quarto era bem limpinho e o dono do hotel era uma simpatia. Ele tinha também scooters e barcos para alugar - aliás foi ele quem nos deu aula para aprender a "dirigir" o nosso barquinho.

Outra atração natural da ilha é um lago que fica escondido embaixo da terra. Existe uma cratera no meio do chão e a uns 20 metros de profundidade tem um lago de águas límpidas, rodeado de pedras e cavernas. É muito bonito apesar do passeio turístico que é feito para explorar não ser nada demais. Eu acho que vale a pena a visita, afinal das contas não é todo dia que se vai à Kefalonia. 

Ficamos duas noites na ilha, e se eu pudesse teria ficado talvez um dia a mais. É que nós não pudemos aproveitar a praia mais bonita de todas (a mais bonita da Grécia de todas que visitamos na Grécia), porque no dia em que fomos estava ventando muito na costa aonde ela está situada. Se eu tivesse mais um dia, poderia ter tentado ir de novo... Mas enfim, essas coisas acontecem e, de qualquer maneira, aproveitamos muuuuiiiiito as outras praias. Infelizmente eu não lembro os nomes das praias, mas com certeza o seu hotel indicará todas elas! Vejam as fotos!



No barco, indo de Bari para Kefalonia

Nosso dia no barco, olhem as praias que visitamos!



Tudo muito lindo né?


                      
O centro aonde está o porto

A praia mais bonita na minha opinião

Areia branca e mar azul canetinha... De tirar o fôlego!

Olha isso gente!

Outra praia maravilhosa...


Vistas estonteantes

O lago subterrâneo do qual falei





Os barquinhos fazem um pequeno tour pelo lago


5 comentários:

  1. Olá Tati! Gostei muito do seu post. Eu e meu esposo passaremos alguns dias em Kefalonia, entao gostaria de algumas dicas: como vcs chegaram a Agia Efimia? Saberia se tem transporte do aeroporto para lá? E aquela "praia mais bonita", vc saberia como explicar como chegar? Vcs foram até ela de scooter? Muito obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  2. Oi Makeli! Olha, como eu escrevi no post, nos chegamos de barco, e do porto pegamos um taxi ate Agia Efimia. O porto não era tão longe do vilarejo, entao foi super tranqüilo. Para sairmos de la, também fomos de taxi até o aeroporto! A viagem foi um poquinho mais longa, mas nada demais. Fique atenta somente aos taxistas gregos, que tentam tirar proveito dos turistas colocando as tarifas la no alto e se negando a usar o taximetro (o que, infelizmente, é comum em qualquer lugar do mundo).
    Quanto à praia, eu nao lembro do nome (na época eu não tinha o blog ainda, entao não me preocupava em anotar o nome de nada). A unica coisa que eu posso te dizer é que ela fica no meio do caminho de Agia Efimia até o aeroporto.
    Para chegar la, e também nas outras praias, alugamos uma scooter, mas se eu me lembro bem, vcs podem ir de carro também!
    obs: desculpe pelos acentos, ou melhor pela falta deles, mas é que estou escrevendo de um teclado francês e a acentuação é completamente diferente...

    ResponderExcluir
  3. Oi Tati! Muito obrigada pelas informações! Como a gente vai chegar no e voltar para o aeroporto, penso que vamos alugar um carro lá mesmo. Pelo que me informei, um táxi do aeroporto pra Agia Efimia não está saindo por menos de 50 euros, então está valendo mais a pena alugar um carro pros três dias que ficaremos por lá. Ah, gostamos tanto do seu relato que resolvemos ficar na mesma pousadinha... Na volta eu conto como foi!

    ResponderExcluir
  4. Tati, ola! Liiindas fotos! Bom, depois de vê-las acabei de mudar toda a programação da Grécia. Por favor, estou procurando mas não encontrando na internet nada objetivo(pode ser o sono). De qual lugar é melhor sair para Kefalonia? Chego em Atenas dia 13/9 de tarde e iria dia 15 para Mykonos. Estou achando a passagem de avião cara( pelo menos nesses dias- 122 euros). Não estou achando barco saindo do porto de Atenas. Por favor, me ajude!Me apaixonei por esse lugar. Me lembrou a gruta azul de Capri...! ;-)

    ResponderExcluir
  5. Oi Beatriz! Obrigada pelo elogio, adoro tirar fotos então me esforço bastante :) Olham eu cheguei à Kefalônia direto de Bari, na Itália. Ela faz parte do grupo das ilhas Jônicas, diferente do grupo das mais badaladas, como Santorini e Míconos, que são ilhas Cíclades. Por esse motivo, eu acredito, que o mais fácil seja ir de Atenas mesmo. Eu dei uma procurada para você e realmente não estou achando um ferry que faça esse trajeto. Essa procura é chata mesmo, você tem que olhar muitos sites. De repente, vc encontra uma ilha entre Athenas e Kefalônia da qual você consiga fazer o trajeto. Pelo que eu li, você pode pegar um ônibus de Athenas até Kilini e de lá pegar o ferry. Essa informação eu tive nesse site aqui: http://greeceferries.com/port/athens/?gclid=CKTTk57xtLwCFUtp7AodN0wALA
    Tem um serviço online e eles respondem a sua pergunta. Segunda a moça que me atendeu, tem ferrys diários de Kilini para Kefalônia.

    De repente, nesse caso, o avião seria mais simples.
    Você já procurou nas companhias low cost? Acabei de procurar pelo edreams e achei passagem a 44euros! Olha o link: http://www.edreams.com/engine/ItinerarySearch/search
    Corre lá porque essas promoções acabam rápido!
    Só presta atenção na bagagem, porque normalmente com essas companhias você tem que pagar se quiser despachar as malas..

    Kefalônia vale muito à pena, é realmente lindo demais e com muitos passeios para fazer!!

    Boa viagem!

    ResponderExcluir