quinta-feira, 24 de março de 2011

Barcelona



Barcelona é, definitivamente, uma capital mundial! Tem gente de todas as raças, cores, naionalidades e religiões. A cidade, que está localizada no nordeste da Espanha, é formada por uma grande mistura de pessoas e é a segunda maior do país. Além de suas famosas discotecas e bares, o local oferece muitas opções culturais. Barcelona tem realmente muita coisa para fazer e, na minha opinião, reservar menos de 3 dias para conhecer os seus encantos é besteira!

Vou começar falando dos museus. Talvez o mais conhecido deles seja o Museu de Salvador Dali, mas ele não está propriamente dito em Barcelona, e sim em uma cidade que está a aproximadamente 1 hora de distância. Eu por exemplo, infelizmente, não tive tempo de ir visitá-lo por causa disso, mas todo mundo diz que é um espetáculo. O Museu Picasso, esse sim dentro de Barcelona, também é bem conhecido e conta com uma coleção de obras importante do pintor. O museu é muito legal porque podemos entender como se desenvolveu a história deste gênio, já que grande parte do seu acervo é de obras do início de carreira. A Fundação Joan Miró foi a que eu mais gostei, e além de obras do pintor, o espaço abriga exposições itinerantes de outros museus. Além desses renomados espaços, Barcelona conta ainda com o Museus Nacional de Arte da Catalunha, o Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, o Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona, a Fundação Antoni Tàpies, o Caixa Fòrum e o Museu da Ciência.

Outro ponto forte da cidade, e que com certeza é um dos responsáveis por atrair tantos turistas, é a sua riqueza arquitetônica. A cidade é conhecida como a capital do modernismo. Quem nunca sonhou em conhecer as obras deixadas pelo famoso arquiteto Antonio Gaudí. Suas construções dão à cidade um ar mágico! As obras mais famosas de Gaudí são a Sagrada Família - inacabada, já que Gaudí morreu antes de finalizá-la -, o Parc Güell, a Casa Milà - ou La Pedrera - e a Casa Batló. A arquitetura espalhada por Barcelona mostra a mistura do art noveau com o contemporâneo, mistura essa que deixa todo mundo que vê encantado!

Na hora de andar pela cidade, alguns lugares chamam atenção. O Montjuic é um monte que fica junto ao porto e que possui em seu topo uma antiga fortaleza militar. Para se chegar lá em cima, ou podemos pegar um ônibus/carro ou então ir de teleférico, que foi o que eu e Leo fizemos. Lá no alto estão ainda as instalações olímpicas dos jogos de 92, como o estádio olímpico e as piscinas. De lá de cima, além da bela vista da cidade e do mar, a gente consegue ver também o jardim botânico de Barcelona.

Las Ramblas também é um dos lugares mais populares de Barcelona. Esse é o nome dado a uma passarela que liga a Praça da Catalunha, que fica no centro da cidade, e o antigo porto de Barcelona. Nessa região estão por exemplo o mercado La Boqueria e o Grande Teatro do Liceu. No final da passarela, no porto velho, está a estátua de Cristovão Colombo. É também no porto antigo que está o aquário de Barcelona.

Mais um conhecido ponto da cidade é o Bairro Gótico, que faz parte da cidade velha, zona mais antiga de Barcelona. Nas suas ruas estreitas, com várias construções góticas, o que sempre vemos são os turistas e também os muitos artistas de rua que se apresentam em troca de dinheiro. De noite, devido ao grande número de restaurantes e de bares de tapas, o local fica lotado de jovens. O bairro ainda é cercado pelo que sobrou das antigas muralhas da cidade. É no Bairro Gótico que está a famosa Catedral de Barcelona.

Para os amantes de esporte, vale a visita ao estádio do mundialmente conhecido time do Barcelona, o Camp Nou. Eu confesso que com tanta coisa para fazer, acabei não visitando o estádio, mas, como eu não sou tão fã assim de futebol, não me arrependo de não ter ido para ter conhecido outros lugares.

Resumindo, Barcelona é muito legal e, apesar de eu não achar uma cidade tão bonita quanto Madrid, a visita é obrigatória. A cidade tem muitas opções de acomodação e eu e o Leo ficamos numa residência de estudantes, tipo um albergue mas que serve de residência para alguns jovens. O Melon District oferece quartos limpos com banheiro, boa localização, uma boa cozinha comum (uma por andar) e ainda uma piscina na cobertura! Se vocês estão querendo economizar em hospedagem, essa é uma boa opção!

Casa Batló



Detalhes do interior da Casa Batló



O terraço da Casa Batló

La Pedrera

O pátio interno da Pedrera

Os detalhes da arquitetura

As chaminés, no terraço da Pedrera

Mais detalhes do terraço da Pedrera

Do terraço da Pedrera se tem a vista da igreja Sagrada Família









A Sagrada Família 

O Parc Güell






O Parc Güell é realmente lindo!

A fortaleza militar de cima do Montjuic

A vista do Porto que se tem lá de cima


Lá dentro da fortaleza militar

Caminho à beira-mar

O contraste do moderno com o velho


Barceloneta: a praia de Barcelona



Mais caminho à beira-mar!

A estátua de Cristovão Colombo

Nenhum comentário:

Postar um comentário