terça-feira, 15 de março de 2011

Madrid




De 2007 a 2008 eu tive a oportunidade de morar na Espanha, em Madrid. Fui para lá para fazer um mestrado em comunicação empresarial e acabei me apaixonando pela capital espanhola e por todas as outras cidades que eu visitei. A Espanha é realmente um país muito diferente de todos os outros que visitei aqui na Europa. Sua geografia e seu clima são muito peculiares e pelo seu território, dependendo da estação do ano, vocês podem se divertir tanto nas belas montanhas geladas quanto nas praias que, na minha opinião, fazem parte do grupo das mais bonitas da Europa!

As igrejas espanholas são, sem dúvida, as mais bonitas de todos os países europeus que conheci, os templos espanhóis não perdem em nada para os italianos e os portugueses e dão de mil a zero nos franceses. A gastronomia também é uma atração à parte! Apesar de ser muito gordurosa, a culinária é dos Deuses! Na Espanha, conheci e comi o melhor presunto da minha vida, o jamón Pata Negra! Caríssimo, mas tão gostoso que vale a pena pagar para provar! E as paellas? Ai Jesus!!! Bom demais! E tem o esquema típico espanhol dos bares de tapas. Sempre que você vai a um bar desse tipo, você pede uma cerveja (caña) e acaba ganhando um aperitivo daqueles: camarãozinho frito, jamón, salgadinhos, queijos, são as famosas tapas! Fico com água na boca só de lembrar! Rica em paisagens, história, atrações turísticas, cultura e culinária, a Espanha é, sem dúvidas, uma ótima opção de viagem! 



A famosa paella!


Como toda capital europeia, Madrid oferece muitas opções para os turistas que a visitam. Além da diversidade cultural, a cidade encanta pela sua bela arquitetura. Quando eu cheguei lá eu não tinha nem ideia do que eu ia encontrar, mas acabei me apaixonando seriamente por suas ruas, seus bares, seus museus e seus parques. Uma cidade limpa, com uma arquitetura maravilhosa e um sistema de transporte que impressiona qualquer um! Eu, como ex-moradora, tenho o meu lugar preferido da capital, que é o parque El Retiro. Uma coisa, gente!! Lindo de viver!!! Lá dentro, não deixem de ir até o Palácio de Cristal, nem de fazer um passeio de barquinho pelo lago!








Dentro do Retiro


Andar pela Gran Via - aonde estão os grandes teatros de Madrid - e os seus arredores, como a Plaza de Sol (centro da cidade) e a Plaza Mayor, com seus restaurantes típicos (a praça mais conhecida e mais emblemática da cidade) é delicioso. Quando estiverem na Plaza de Sol, não deixem de ir até a estátua do urso, que é o símbolo de Madrid, no marco da fundação da cidade, e também fazer um tour básico e umas comprinhas no Corte Inglés! É da própria Gran Via, que se pode partir andando até o Retiro, parque citado acima. No meio do caminho, muita coisa para olhar, mas talvez os monumentos mais bonitos sejam a Fonte Cibeles e o lindo Palacio de las Comunicaciones atrás e a Puerta de Alcalá, que fica bem em frente a uma das entradas do parque. Ah, cuidado com os pickpockets, que nesses trechos muito turísticos estão por todos os lados.



Plaza Mayor
Puerta de Alcalá

Fonte Cibelles e Palácio de las Comunicaciones

Os prédio da Gran Via

Talvez o mais conhecido seja esse,
o Metropolitan


À noite, a rua fica ainda mais bonita


Atocha, a estação central de trens da capital, também é um ponto turístico. Além de sua belíssima arquitetura e o seu famoso jardim de inverno, a estação passou a receber um maior número de turistas depois do triste atentado de 11 de março de 2004. Em homenagem às vítimas da tragédia, o governo construiu um memorial dentro do prédio, que atrai muitos curiosos. Outro passeio quase que obrigatório é andar pelo bairro La Latina (aonde comemos deliciosas tapas) e de lá visitar o Palácio Real, seus jardins e sua igreja. É uma construção muito bonita e histórica e pode ser visitada por dentro também. Do ladinho do Palácio estão outros dois pontos turísticos, o Templo de Doblod - de onde se tem uma bela vista do palácio e da igreja - e a Plaza de España - aonde está uma enorme estátua de Don Quijote e Sancho Panza! A Plaza de España marca também o fim da Gran Via!



A estação de Atocha do lado de fora

O seu belo jardim de inverno


A igreja do Palácio, reconstruída depois
de um incêndio no sec. XIX

O Palácio Real

Os jardins do Palácio




O Templo de Doblod


A Plaza de España


Don Quijote e Sancho Panza


Para os que gostam de futebol, o estádio Santiago Bernabeu é visita obrigatória. Casa do Real Madrid, um dos dois times mais populares da Espanha, e também do mundo. É do estádio que vocês podem começar a caminhada pelo Paseo de la Castellana, que é uma das mais largas e principais avenidas de Madrid, aonde se encontram o centro financeiro de Madrid, o Azca, e os prédios inclinados da Caja Madrid, que eu particularmente acho um barato! O Paseo de la Castellana começa na Plaza de Colón, que também é outro ponto turístico. Nessa praça estão o Centro Cultural de Madrid e o monumeto em homenagem a Cristóvão Colombo, o maior navegador espanhol.


O estádio Santiago Bernabeu



Madrid também tem uma belíssima plaza de toros. A Plaza de las Ventas é a maior da Espanha e a segunda maior do mundo. Apesar de eu não gostar dessa parte da cultura espanhola, a construção é realmente maravilhosa e não se pode negar que assistir uma "corrida de toros" é um hábito verdadeiramente espanhol e que por isso, pode ser interessante para os turistas que não se incomodam com o esporte.

Quanto aos museus... Ah, são muitos e muito bons! O Prado é o maior deles! É um dos museus mais importantes do mundo, concentrando os mais importantes trabalhos de Goya e Velazques, além de claro muitos outros pintores de arte italiana, espanhola e flamenca. As duas master pieces As Meninas e O Jardim das Delícias Terrenas estão lá! Também estão no museu um conjunto de esculturas greco-romanas renascentistas! Outro importante acervo é o do Reína Sofía. Esse é o meu preferido, porque abriga coleções de Pablo Picasso e Salvador Dalí, além de ter também obras de Miró, Muñoz entre outros. É no Reína Sofía que está Guernica, a mais conhecida obra de Picasso. Além disso, o museu tem uma biblioteca liberada ao público especializada em arte cim mais de 100 mil livros.



O museu do Prado

O terceiro grande museu de Madrid é o Thyssen-Bornemisza, que é na verdade uma coleção privada de arte, diga-se de passagem uma das maiores do mundo. O seu acervo é de obras que datam desde o Renascimento até o século XX. Nas suas salas, figuram importantes nomes como El Greco, Bernini e Caravaggio, entre muitos outros. O museu passa realmente por vários estilos: Realismo, Rococó, Neoclassicismo, Romantismo e Impressionismo e também guarda obras de Picasso e Salvador Dali. Madrid conta ainda com mais três museus: o Real Academia de Belas-Artes de São Fernando, O Museu Arqueológico de Espanha e o Museu da América.

Existem ainda mais duas atrações em Madrid: a primeira, que é muito bacana, é El Rastro, mercado ao ar livre que vende de tudo um pouco e que há 500 anos, todos os domingos, das 9hs às 15hs reune todas as tribos de pessoas imagináveis pelas ruas da Ribeira! Se vocês estiverem em um domingo pela cidade, vale muito a pena conhecer o Rastro. Outra atração, que eu fiz mas não achei assim tão legal - mas vai que vocês podem gostar - é o Teleférico de Madrid. Ele permite uma vista legalzinha da cidade.



O teleférico de Madrid

O mercado El Rastro



Olha quanta gente!


Outra facilidade para os turistas, é que nos arredores de Madrid estão localizadas cidades pequenas lindas! Vale a pena separar uns dias para conhecer Toledo, Segóvia, Ávila e Salamanca! Pega-se o trem de Madrid e em, no máximo, 2 horas chegamos nesses destinos! São passeios imperdíveis! Também nos arredores da capital está o Parque Warner! Excelente para a criançada e melhor ainda para os adultos que adoram diversão. O parque tem um complexo de montanhas-russa que deixa muito marmanjo com medo!

O parque Warner





Ah, e para as compras, a cidade é ótima! Tem um outlet divino chamado Las Rozas Village. O shopping é imperdível e de fácil acesso de ônibus! Já para quem gosta de novidades, deve ir à Chueca, bairro madrileño gay, recheado de lojas estilizadas e também de muios bares à tapas e muitas boites super animadas! Chueca é bom demais gente! 

Mais informações sobre Madrid no site http://www.esmadrid.com/en/portal.do

Nenhum comentário:

Postar um comentário