sexta-feira, 4 de março de 2011

Mont Saint-Michel e Saint Malo

 
Em fevereiro de 2010 alugamos um carro e fomos para a Bretanha e Normandia, visitar o Mont Saint-Michel e a cidadezinha de Saint Malo. Para variar, como todos os lugares que eu já visitei aqui na França, achei tudo lindo! O nosso roteiro foi o seguinte: saímos sábado cedo de Paris e depois de 3:30h chegamos a Mont Saint-Michel. Conhecemos o lugar e depois fomos para Saint Malo, onde dormimos e ficamos a manhã de domingo.
 
O Monte fica localizado na região da Normandia, no departamento da Mancha. Acredita-se que foi construído em 708 em homenagem a São Miguel Arcanjo e, depois, monges beneditinos se instalaram na abadia e uma cidadezinha foi crescendo ao redor. No período da Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra, foi muito importante para marcar o território francês já que resistiu a várias tentativas de invasão pela Inglaterra. Por isso, o Monte é um símbolo da identidade nacional francesa. Em 1979, foi classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO. 

Na verdade, eu sempre tive muita vontade de conhecer o Mont Saint-Michel, pelas fotos maravilhosas que eu via pela internet, então eu fui com uma expectativa muito grande. Realmente achei muito lindo, o visual que se tem daquela pedra imensa, encravada no meio do canal da Mancha, com uma abadia linda de morrer em cima, é de babar! Mas confesso que lá em cima, eu não achei nada de muito diferente do que já vi por aqui. Então, na minha opinião, o bonito mesmo é a vista que se tem do local e 3 horas são suficientes para visitar tudo e tirar fotos, muitas fotos!  A minha dica é chegar lá no fim da tarde, porque aí você consegue tirar fotos ainda com a luz do dia e depois, durante a noite, mas atenção: a visitação interna da abadia vai até às 17hs! Eu não pensei nisso e, como chegamos relativamente cedo em Mont Saint-Michel, depois eu voltei de novo com o Leo só para tirar as fotos de noite.
 
O Mont Saint-Michel
 
As casas da cidadezinha em torno da abadia
 
O canal da Mancha
 
 
 
 
A abadia
 
Muito vento e muito frio em fevereiro
 
De Mont Saint-Michel partimos para Saint Malo, que me surpreendeu muito! Saint Malo fica na região da Bretanha e é uma cidade relativamente grande, mas a principal parte turística é a cidade intramuros. É uma viagem no tempo! Já visitei muitas cidades com centro histórico murado, como se fazia antigamente para se demarcar o território, mas, na minha opinião, o grande diferencial de Saint Malo é que ela fica localizada em frente ao mar. Por causa disso existem várias praias ao redor da parte intramuros e por causa disso eu acho que essa cidade deve bombar no verão! A gente percorreu toda a fronteira da parte histórica em cima dos muros, de onde se tem uma vista diferenciada! Lá dentro, a gente visitou a igreja e andamos pelas ruelas cheias de charme do local. Um ponto alto são as lojinhas (muitas coisas fofas para comprar) e os restaurantes maravilhosos e baratos! Isso mesmo, os menus custam em torno de 13 euros. Não deixem de comer os tradicionais crepes feitos com a farinha de sarrazin (preta) e as cidras, ambos típicos da região da Bretanha. Uma delícia, gente!!!
 
O hotel que dormimos em Saint Malo foi o Ibis, mas eu acho que se voltasse ao local ia querer ficar em um hotel intramuros! Nas nossas andanças pela cidade, vi cada hotelzinho lindo.
 

Saint Malo vista de uma de suas praias


Andando pelos muros



A cidade intramuros é uma gracinha!

A parte de fora do muro


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário