terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Lisboa (de novo!): dia 1

Em janeiro de 2012, voltamos à Lisboa com os meus pais. Minha mãe sempre teve vontade de conhecer Portugal, então essa foi uma ótima escapatória de alguns dias do inverno frio e cinzento de Paris. Como de costume ficamos em Cascais, na casa dos primos queridos do Leo, Fabi e Pedro. 

Chegamos no aeroporto e o sol estava brilhando, o que já nos deixou feliz instantaneamente. Iríamos ficar quatro dias, tempo ideal para conhecer a capital de Portugal. No dia em que chegamos, pegamos o carro da Fabi e fomos para o centro, aonde estacionamos o carro na praça da Figueira e pegamos um bonde em direção ao Castelo de São Jorge. Eu, particularmente, adoro essa região do Castelo. Como está localizada em cima de uma montanha, a cada esquina de suas ruelas, somos brindados com uma vista panorâmica de diferentes ângulos da cidade.










Esse é o famoso bairro de Alfama, que abriga praças cheias de charme, casarões antigos, casas de fado, becos surpreendentes e escadarias que nos levam em uma viagem no tempo! No entanto, eu queria entrar primeiro no Castelo para depois percorrer as ruas do local. E foi o que fizemos. Paramos apenas em um mirante para podermos entender um pouco mais a cidade do alto e de lá seguimos direto para o nosso objetivo. Pagamos a entrada e começamos a percorrer as ruínas da antiga construção. A visita é relativamente rápida, principalmente para nós que já conhecíamos o local e pudemos guiar os meus pais para os lugares mais interessantes.

Na saída, deixamos o bondinho para trás e percorremos as ruelas de Alfama até lá embaixo, a pé, até chegarmos de volta à praça da Figueira. Não existe maneira melhor de se conhecer o bairro. Vamos descobrindo os seus segredos a cada escada e ladeira. Meus pais adoraram, mas quando acabamos a visita, estávamos todos cansados e com fome, então fomos direto ao restaurante Solar dos Presuntos, que o Leo já tinha comido uma vez e tinha nos dito que era um dos melhores de Lisboa!















Depois do almoço, voltamos para o carro para irmos conhecer o Rossio, as ruas da cidade baixa e percorrer a Avenida da Liberdade. Da primeira vez que fomos à Lisboa, fizemos esse percurso a pé, mas como o meu pai tem problema de coluna, resolvemos fazer o trajeto de carro. De lá, seguimos para a praça do Comércio, que eu acho uma das mais bonitas e imponentes da cidade, e fomos direto para a Torre de Belém. Estacionamos o carro para podermos andar pelo local. 















Quase que em frente à Torre, está o Mosteiro dos Jerónimos, construção incrível no estilo Manuelino, considerado Patrimônio Mundial da Unesco, que marca a riqueza da época dos descobrimentos portugueses. São muitos detalhes para serem observados, mas o Claustro é sem dúvida uma das partes que mais chama atenção. Foi de uma das portas do Mosteiro que saiu a caravela que veio em direção ao Brasil e navegou nas nossas águas pela primeira vez! - Acho isso fantástico!! No Mosteiro estão enterrados personagens muito importantes da história portuguesa, como o rei D. manuel I e sua esposa D. Maria, D. João III, Vasco da Gama, Luís Vaz de Camões e Fernando Pessoa, entre outros.





A nossa visita terminou na padaria que faz os pastéis de Belém mais conhecidos de Lisboa, que está localizada ao lado direito do Mosteiro. Voltamos então para casa para lanchar e dormir!


Nenhum comentário:

Postar um comentário