terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Londres pela primeira vez! Dia 1




A minha primeira viagem a Londres foi duas grandes amigas, a Joana e a Renata. Elas costumavam vir de férias para a minha casa em Paris e em uma dessas vezes, chegamos a conclusão que iríamos fazer uma viagem só de meninas (Leo ficou excluído, tadinho). O destino fio decidido rápido, pois nenhuma das três conhecia a capital e essa foi a opção que apareceu naturalmente nas nossas sugestões. Como o Leo já tinha ido algumas vezes para lá, a minha consciência ficou ainda mais tranquila. Então, assim que elas compraram a passagem para Paris, nós compramos os bilhetes para Londres, pela Easyjet, por um preço bem tranquilo na época.

Nós desembarcamos na capital inglesa em plena primavera de 2011, no mês de abril. Foi uma época muito boa, porque apesar de um friozinho, o clima estava agradável, e nós pegamos tempo a maior parte do tempo. Já para começar a nossa viagem e nos fazer rir demais, levamos uma multa ao chegarmos na estação de King Cross (aonde a gente chega quando o avião pousa no aeroporto de Luton).O que aconteceu foi que hora de comprar o bilhete de trem, pagamos pelo trem normal, mas acabamos pegando o de alta velocidade (sem saber, é claro). Chegamos lá todas faceiras, mas na hora da saída da estação, o nosso bilhete não passava. Tivemos então que chamar o guardinha, que analisou o bilhete, disse que nós estávamos todas erradas e nos cobrou umas 40 libras de multa... A gente ficou mega irritada, mas logo depois já começamos a rir que nem umas desesperadas.

Vocês podem imaginar como é que foi conseguir chegar até o hotel. Aquele mapa do metrô de Londres na mão, uma olhando para a cara da outra e a gente perguntando pra um monte de gente como faríamos para ir para Paddington Station, que era a estação mais perto do hotel. O metrô de Londres não é complicado quando você começa a entender a sua lógica, mas o primeiro contato com os mapas e com todas aquelas linhas dá medo!

O importante é que nós conseguimos chegar sãs e salvas no Nayland Hotel, o bed and breackfast que tinha sido indicado pela tia da Joana. A localização do hotel era realmente muito boa, em Sussex Gardens, ao lado do Hyde Park, numa rua muito bonitinha. Não sei se o indico para vocês, porque apesar de estar bem localizado, eu lembro que o nosso quarto era bem fraquinho e o café da manhã também. Mas lembro também que pagamos um preço excelente para as tarifas de Londres, então não podíamos reclamar muito.

A primeira coisa que fizemos depois de fazer o check in, foi sair a pé pra explorar a região. Ainda estava cedo, então teríamos bastante tempo nesse primeiro dia. Passamos num ponto do sightseeing bus para pegar informações e fomos andar no Hyde Park, para conhecermos um pouco do local. Entramos no parque e seguimos uma linha reta até chegar ao Marble Arch. Dali, vimos no mapa que não estávamos tão longe do Buckingham Palace, e fomos estão para lá. Fomos descobrindo aos poucos, que não era tão perto do jeito que estávamos imaginando, mas já que estávamos ali, por que não continuar. Ficamos descansando um pouco por ali, tirando foto do palácio e do Victoria Memorial, monumento que está bem em sua frente. 


Em frente ao nosso hotel














Hyde Park

Marble Arch

Um dos grandes símbolos da cidade:
a logomarca do metrô










O Palácio de Buckingham

Victoria Memorial 


Continuamos a caminhar e foi nesse momento que descobrimos o St. Jame's Park. Ele começa logo ali, ao lado do Buckingham e chega quase as margens do Tamisa. Na verdade, esse antigo parque real é delimitado pela larga avenida The Mall de um lado e pelo palácio de St. James. Exploramos todos os detalhes do parque, que estava todo florido e cheio de patinhos no seu lago. Gastamos um bom tempo lá e valeu à pena. Nós o cruzamos e quando chegamos do outro lado estávamos no Horse Guards Parade.









St. Jame's Park


Horse Guards Parade


Já era tarde quando paramos em um pub para almoçar na Whitehall Street e descansar um pouco. Depois do almoço, continuamos andando até chegar na avenida que faz margem com o rio, a Victoria Embankment. Dali, vimos pela primeira vez dois dos grandes símbolos de Londres: de um lado o Big Ben e o Parlamento Inglês (The Houses of Parliament)e, do outro, na outra margem do rio, a London Eye. Resolvemos explorar um pouco essa margem do rio e acabamos dando de cara com a Westminster Abbey. Estava tendo alguma cerimônia no local, então não pudemos entrar. Ficamos só assistindo ao movimento de entrada de pessoas super elegantes na igreja. Engraçado como 100% das inglesas usam chapéu para eventos sociais diurnos. O chapéu está ligado diretamente à elegância e ao luxo e, definitivamente, faz realmente parte da cultura desse país (bem diferente da França, onde o seu uso não é tão comum assim)

Big Ben

The Houses of Parliament




London Eye



The Westminster Church


Continuando nosso passeio, cruzamos o Tâmisa pela Westminster Bridge e fomos até a imensa roda gigante. Apesar do preço salgado - eu não lembro quanto foi, mas achei bem carinho - queríamos subir. Então fomos nós para a fila para conseguirmos entrar em uma das cabines. Acho que demos sorte porque a fila nem estava tão grande assim, então a experiência foi bem legal. Lá de cima, conseguimos ter uma boa ideia de como é a cidade. Vimos o centro econômico, mais conhecido como The City ou City of London, com seus enormes prédios arranhas-céu. Vimos também os monumentos mais conhecidos e emblemáticos da City of Westminster, a região da cidade aonde estão o palácio de Buckingham, o Big Ben, a Westminster Cathedral, etc. E foi aí que nos demos conta de como havíamos andando..



Do outro lado da ponte de Westminster










A vista de cima da London Eye


No caminho de volta para casa, com o sol se pondo


Depois de tudo isso, não preciso nem dizer que estávamos exaustas né? Voltamos para o local do nosso hotel, fomos tomar um pint em um pub ali do lado e depois, direto pra cama!





Como vocês podem ver pelas fotos, não tomamos um Pinte e sim um Pimm's, que é uma bebida à base de gim e extratos de ervas e frutas, que pode ou não ser misturada com limonada. A bebida é muito popular na primavera e no verão londrino! Nós adoramos!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário