quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Praga: dia 3 - Cesky Krumlov

Vista Panorâmica de Cesky Krumlov


No nosso terceiro dia, já tínhamos conhecido boa parte da cidade, então resolvemos conhecer outra cidade ao lado de Praga. Eram pelo menos quatro opções de locais: Karlov Vary (cidade termal aonde está localizada a fábrica de cristais Moser), Ceske Budejovice (terra da cerveja Budweiser) e Kutna Hora (que tem como principal atração uma catedral decorada com mais de 40 mil ossos humanos). Entretanto, nós acabamos por escolher pela cidade medieval de Cesky Krumlov, localizada no sul do país - na Boêmia do Sul - e listada como Patrimônio da Humanidade da Unesco.

Contratamos uma excursão através do nosso hotel. Eles passaram para nos buscar de manhã cedo e nos levaram a um ponto de encontro com as outras pessoas que fariam o mesmo tour. Foi aí que vi pela primeira vez o imponente Museu Nacional de Praga, com impressionante arquitetura neo renascentista, localizado no fim da Praça Venceslau, de onde se tem uma visão perfeita da construção. Enquanto o Leo aguardava os outros chegarem dentro da van, eu estava no frio (aquela manhã estava congelante) tirando um monte de fotos do que eu estava vendo!



O museu Nacional de Praga


O caminho até Cesky Krumlov é rápido e assim que chegamos, pude observar o quão pequena e o quão bonita era a cidade (uma das mais bonitas que eu já visitei). Nós fomos deixados no alto da colina do castelo, aonde tem um jardim que nos leva até os seus portões. Desse jardim (que deve ser muito bonito no verão), começamos a observar a cidade lá embaixo. As casas, com arquitetura medieval gótica, barroca e renascentista, ficam ainda mais bonitas na paisagem com o rio que corta esse terreno ao meio.











Do jardim até o castelo e lá de cima da torre, 
essa é a vista que temos


Ao fim do jardim, entra-se diretamente no território do castelo, que tem um museu e um teatro. A gente andou um pouco lá por dentro, passou por algumas pontes, pátios internos e outras partes da construção. Nem sentimos, mas quando saímos da propriedade, já estávamos na parte de baixo da colina, entrando na parte mais nova da cidade.



Esse é o terreno ocupado pelo castelo





Detalhes da arquitetura do castelo

A saída do castelo



A rua que nos leva ao centro antigo

Quando se chega no coração da cidade antiga, o que nos chama a atenção é o castelo, no topo da montanha, que reina absoluto aos pés das casas antigas. O rio, que corta o centro, é o mesmo que beira a colina do castelo, o que deixa a paisagem ainda mais espetacular.





Detalhes do centro antigo


O castelo visto da cidade antiga

A cada esquina, temos um ângulo
diferente do castelo


Vista panorâmica do castelo com o 
centro histórico abaixo 


O que tem para fazer em Cesky Krumlov? Conhecer o castelo, andar pelo jardim - no verão - e ir para o centro dantigo, para andar e desbravar as ruelas e lojinhas. Realmente não é muito mais do que isso, mas já é suficiente para nos deixar loucos pelo local.

Como estávamos na época dos mercados de Natal, depois de caminhar por todo a parte histórica da cidade, tomar cerveja e tirar muitas fotos, ainda gastamos nossos últimos minutos na feirinha. Apesar de pequenas, as barracas estavam vendendo enfeites bem diferentes, que nitidamente haviam sido feitos à mão e que tinham um charme único. Saí de lá feliz, com a minha mais nova guirlanda - que até hoje está intacta, mesmo depois da mudança!!





A praça central da parte histórica


Dica: Se você tiver mais tempo no país, acho que deve fazer os outros passeios aos arredores de Praga, mas se não tiver tanto tempo assim, não deixe de ir à Cesky Krumlov, a visita vale muito à pena! Outra coisa que nos falaram, é que a cidade fica ainda mais mágica ao anoitecer e ao amanhecer, horário em que as excursões com os turistas ainda não chegaram ao local. Tenho certeza que uma noite em um hotel charmoso com vista para o centro antigo e para o castelo deve ser inesquecível!


Nenhum comentário:

Postar um comentário