terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Lisboa (de novo!): dia 2

Acordamos relativamente sem pressa (é muito melhor fazer turismo assim, sem pressa, sem aquela pressão de acordar cedo para conseguir ver tudo, sabe?), tomamos café e fomos andar pelo centro de Cascais. Meus pais ficaram apaixonados. De fato, Cascais é bem diferente de Lisboa. A arquitetura é outra, mais moderna, apesar de existirem ainda os casarões tradicionais e uns castelinhos à beira mar que dão todo o encanto ao local!

O centro histórico de Cascais é super pequeno. Passamos boa parte na sua Marina, andamos pelo cais e depois fomos conhecer essa parte mais antiga. Depois de algumas horinhas fomos para um dos restaurantes preferidos da Fabi e do Pedro para mais um almoço divino. Minha mãe tinha prometido à ela mesma que só comeria bacalhau nessa viagem hahahahaha É que ela ama esse peixe e a fama da cozinha portuguesa já a estava fazendo salivar antes mesmo de a gente chegar em Lisboa. Nesse dia foi a vez do Bacalhau a Lagareiro!

Comemo e depois pegamos o carro para ir de novo para o centro de Lisboa. Dessa vez, queríamos levar meus pais à Cidade Alta. Paramos o carro na praça da Figueira, de novo, e fomos andando até o elevador de Santa Justa, que liga a parte baixa de Lisboa à parte alta e é uma das obras arquitetônicas mais conhecidas da capital..Quando se chega ao topo, o visitante é contemplado com  mais uma vista panorâmica da cidade. Ali ao lado, estão as ruínas do Convento da Ordem do Carmo, mas nós não entramos.

Saímos do elevador e começamos a explorar o Bairro Alto, que assim como Alfama, parece nos trazer de volta ao tempo. Essa é outra região de Lisboa que eu adoro. Cheia de lojas, bares e restaurantes, o Bairro Alto está sempre movimentado. No fim da tarde, que foi a hora que chegamos por lá, o local é uma grande mistura de várias tribos diferentes. O barato do bairro alto é justamente andar por suas ruas, entrar nas lojinhas, conhecer suas inúmeras igrejas e sentar para tomar um café ou um drink e observar todo esse burburinho. Passamos algumas horas por ali e nem vimos o tempo passar. Quando nos demos conta, já estava na hora de voltarmos para casa.