quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Praga: dia 2

No dia seguinte, acordamos cedo e fomos de novo para o castelo, desta vez a pé, já que nosso hotel ficava ao lado da rua que dava acesso ao complexo. A primeira coisa que visitamos foi a Zlata Ulicka, ou Golden Lane, rua com as antigas casas dos artesãos e militares que tomavam conta do local (construída no séc. XVI). As casinhas continuam exatamente da mesma maneira como eram antes, com a característica de terem as portas bem baixas. Na maior parte delas funcionam lojas de lembrancinhas de produtos típicos tchecos, mas duas delas foram preservadas com o mobiliário de época para mostrar exatamente como eram os seus interiores.

Aquele pontinho encolhido de frio, sou eu hahahha

A subida para o castelo

Golden Lane

Andamos de novo por tudo para que eu pudesse tirar mais fotos e descobrir novos cantinhos que não tínhamos visto no dia anterior. Nossa prioridade era entrar na Catedral de São Vito, coisa que não tínhamos conseguido no dia anterior. Depois, cruzamos com o presidente da república saindo de seu gabinete (que também se localiza no complexo, mas que não está aberto à visitação), entramos na Basílica de São Jorge e na Torre Daliborka. Infelizmente, não fomos aos jardins porque eles estão fechados durante o inverno.

Detalhes do interior da Catedral de São Vito

A fachada imponente da catedral
de São Vito

A Catedral de São Vito por fora

Basílica de São Jorge

A torre Daliborka

A vista linda do caminho de descida do castelo

Logo abaixo / ao lado do castelo está o Parque Petrin. É a principal área verde da cidade com muitos jardins, chalets e trilhas. Lá está localizada a Torre de Observação, aonde você pode subir e ter uma linda vista de Praga. Infelizmente, como estávamos no inverno, o parque estava fechado, então não pudemos conhecer nada disso... Saímos então do complexo e fomos a pé direto para o centro antigo, mas dessa vez fizemos o caminho pelo outro lado (o lado esquerdo do castelo), e passamos pelo caminho que beira o rio. Descobrimos novos ângulos e novos cantinhos super românticos da cidade.

Almoçamos em um restaurante dos arredores da praça Starometské, subimos na torre do relógio, entramos na igreja da praça e caminhamos um pouco pelas ruas ali do lado (a Celetná é a mais antiga da cidade). Continuamos andando até que chegamos na Casa Dançante (prédio que mostra a face moderna da arquitetura do país) e na Ópera de Praga. Quando vimos, já estava noite. Resolvemos então parar para tomar uma cerveja em um dos tradicionais bares de cerveja tchecos. Depois da pausa, voltamos a pé para o hotel (Leo não aguentava mais andar, coitado).

Vista de cima da torre do relógio: de tirar o fôlego!

A casa Dançante

Ópera de Praga

Após um pequeno descanso (mais do que merecido, já que nesse dia andamos demais!) fomos para o nosso jantar de comemoração de aniversário de casamento, no incrível Kampa Park. O restaurante fica às margens do rio Vltava e de lá temos uma vista de tirar o fôlego da ponte Charles. Além da excelente comida e do vinho maravilhoso, fomos brindados com uma queima de fogos bem na nossa frente. Mais romântico impossível! Ponto para o maridão, que fez a reserva do jantar sem me contar nada!