sábado, 11 de maio de 2013

Bodrum




Saímos de Goreme e o avião nos levou diretamente para Bodrum. eu escolhi parar ali por dois motivos: primeiro porqueli que Bodrum era a Ibiza da Turquia e segundo porque eu achava que dali estaríamos relativamente perto de Pamukkale, Ephesus e do monte Koressos, onde está localizada a casa onde morou a Virgem Maria.

Bom, nenhumas das duas alternativas eram verdadeiras. Primeiro porque Bodrum está longe de ser comparada à Ibiza. As praias não chegam aos pés das do balneário e a night também não. Outro problema foi que Ephesus e a casa da Virgem Maria eram muito longe de Bodrum, pelo menos pra mim, que não estava disposta a encarar mais de 5 horas de ônibus. Depois da roubada na qual caímos em Istambul, com o passeio para as Ilhas Príncipe, eu tinha certeza que pegar um ônibus cheio de turistas por mais de 5 horas para ir e mais de 5 horas para voltar (em um dia só - porque o monte Koressos fica do lado de Ephesus), num calor de 40 graus, ia ser a furada do milênio. 

Foi um erro de cálculo meu, porque pelo o que eu tinha lido, o trajeto Bodrum - Ephesus não era tão longo. De carro esse trajeto poderia durar um pouco menos, mas levaríamos de qualquer maneira umas 4 horas, isso porque as estradas na Turquia são de péssima qualidade. Chegamos a conclusão que seria muito cansativo, até porque, andar pelas ruínas de Ephesus embaixo de um sol de 40 graus não pode ser uma boa idéia. Esse é o tipo de programa ser feito pela manhã cedinho, mas nós só chegaríamos lá por volta de meio-dia... 

O que eu percebi, é que os turistas encaram essas viagem numa boa, tipo guerreiros total! Mas eu não estava nesse clima. Refizemos rapidamente os nossos planos e fizemos o seguinte: no primeiro dia ficamos em Bodrum para conhecer a cidade. No segundo dia alugamos um carro e fomos conhecer as praias de fora da cidade, nos arredores. No terceiro dia, saímos um dia antes do nosso hotel Marina Vista Hotel e nos dirigimos para Pamukkale, aonde passaríamos a noite e de lá, no dia seguinte, seguiríamos para Oludeniz.

Voltando para Bodrum, fizemos um tour por lá, mas não achamos nada demais. A principal atração da cidade é o castelo de São Pedro de Halicarnasso, fora isso tem um centrinho com lojinhas e algumas praias particulares, as quais não visitamos. Uma boa opção na cidade é alugar um barco entre amigos para conhecer as ilhas próximas e até mesmo dar um pulinho em Kos, na Grécia, que é pertinho dali - existem até ferries que fazem o trajeto ida e volta por um preço bem baratinho.
















No segundo dia de Bodrum, como tinha falado antes, alugamos o carro e fomos conhecer as praias ao redor. Para ser sincera, achamos uma praia que era bem legal, porque não tinha ninguém, a água era cristalina e pagamos uma taxa para usar as cadeiras e os guardas-sol que nos dava direito a um valor em bebidas e petiscos. Ficamos a maior pare do tempo nessa praia, o que foi a nossa sorte, porque as outras eram horríveis, cheias de turistas e uma farofada danada.








Resumo de Bodrum: não aconselho. Acho que eu fui com muita expectativa e ainda acabei não fazendo os programas corretos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário