domingo, 12 de maio de 2013

Gorges du Todra e Tazzarine: o acampamento no deserto

No dia seguinte, acordamos, tomamos café (que até me surpreendeu para o que eu estava esperando) e colocamos o pé na estrada. Fomos conhecer as Gorges Du Todra. O caminho em si para chegar já é um espetáculo! Passamos por umas cidadezinhas e também por vistas espetaculares. Destaque para a cidade de Tinghir, linda demais!! O contraste das pedras de cor de ocre e das antigas casas (kasbahs et anksars, alguns dos quais só restaram as ruínas de mais de 500 anos) com o verde brilhante da vegetação, garante cenários de tirar o fôlego!

Quando chegamos no canion, o carro nos deixou no inicio e nos apanhou no final do trajeto. A caminhada é curta, mas muito agradável. Um riacho com água límpida corta o despenhadeiro e deixa o visual ainda mais bonito. Saímos de lá e fizemos um pit stop para o almoço.

No fim do canion, existem duas pousadas e um
restaurante. Uma gracinha!

Depois do almoço o nosso motorista nos levou para um vilarejo para nós conhecermos uma tapeçaria berbère. No caminho até lá, mais Oasis e paisagens maravilhosas.

Fomos recepcionados por uma mulher que também trabalha na confecção das pecas e que nos deu as boas vindas emitindo um grito muito engraçado (quem viu a novela o clone vai saber do que eu estou falando). Vimos os tapetes e não resistimos! Compramos um para nós!

Depois, demos uma volta pelo antigo quarteirão judaico - mellah - onde até hj existem pessoas morando e criando animais como vacas e cabras em pequenas áreas ao lado das casas.  Realmente me senti de volta uns 500 anos no passado. Tudo muito rústico, construções que datam de séculos atrás, terra e poeira para todos os lados. Volta e meia passava um senhor com um burro carregado de mercadoria nas costas ou uma criança levando uma bicicleta, mas fora isso não havia ninguém. Se eu estivesse sozinha, estaria morrendo de medo hahaah

Tapetes comprados e cidadezinha desbravada, era hora de colocar o pé na estrada, ou melhor no deserto. Foram quase 2 horas de um caminho no meio nada, com a paisagem que variava entre pedras, areia, terra e pouca vegetação. Vez ou outra, cruzávamos uns vilarejos que pareciam fantasmas, até que víamos uns gatos pingados passando pelas ruas que nos provavam o contrário. Lá estávamos nós, mais uma vez, no meio do Saara

A estrada que percorremos era essa.
Considero impossível fazer essa rota
sem um motorista experiente!

Olha isso gente: nada vezes nada!
Mas ainda assim muito lindo!!

Chegamos no nosso acampamento minutos antes do pôr do sol e, antes mesmo de ver as nossas barracas e as instalações, fomos procurar um lugar de onde pudéssemos ver o sunset. Depois do dia anterior em que havíamos visto o sol nascer, esse foi mais um espetáculo que o Saara nos garantiu.

Descemos da duna e fomos ao encontro do gerente do acampamento que nos mostrou tudinho. Eu não sei o que eu estava esperando, mas com certeza o local superou todas as minhas expectativas! A cabana era uma graça, forrada de tapetes, com cama de casal, um lavabo, penteadeira e mesinhas de cabeceira! Isso para não falar da varandinha com duas cadeiras e uma mesinha de centro. Fora isso, roupões, toalhas, um kit banho com hidratante, shampoo, e sabonete e ainda uma garrafa de água mineral. O banheiro não ficava no quarto, e sim numa barraquinhas parte. Eram quatro banheiros para o acampamento de 10 barracas. Fora isso, tinham as duchas, quatro no total, que ficavam ainda em barracas diferentes e que não eram duchas, mas galões com água morna em que você enchia um balde e levava pra dentro do "box" para tomar banho. Pode parecer bizarro eu falando assim, mas acreditem em mim, era tudo perfeito (e olha que eu sou fresca para essas coisas). O acampamento tinha ainda duas barracas-salas de jantar e uma grande barraca-sala de estar, tudo muito bem decorado. O toque final que deu todo o clima eram as velas, já que não existe eletricidade no meio deserto! As velas delimitavam os caminhos entre as barracas, iluminavam os quartos e ainda deixavam o jantar com um ar ainda mais especial! Eu amei a experiência e aconselho a todos, sem exceção!

Olha que fofo o banheiro!

Nosso quarto: uma graça!

Jantar à luz de velas!

Antes do jantar pedimos um vinho marroquino e ficamos bebendo numa espécie de lounge ao ar livre. Um luxo só! Ainda mais porque o gerente estava com um laser nos explicando as constelações, estrelas e planetas, que podiam ser vistos a olho nu. Nunca vi uma noite tão bonita em toda a minha vida! Não precisávamos de luz, porque a lua iluminava tudo de uma maneira incrível.

Dormimos muito bem, com as velas que foram se apagando naturalmente no nosso quarto e com a sensação do vento balançando de leve as "paredes" da nossa barraca.
* Alô casais que estão pensando em um lugar diferente para lua de mel ou para comemorar aniversário de casamento ou namoro: anotem essa dica já!!