sábado, 11 de maio de 2013

A estrada de Fès para Merzouga

Acordamos cedo para conseguirmos atingir o nosso objetivo: chegar à Merzouga, distante aproximadamente 9 horas de Fès. Encontramos o nosso chofer (que iria nos acompanhar pelo resto da viagem até Marrakech e que era outro do dia anterior) na frente do nosso hotel pontualmente na hora marcada.

Falando assim, parece que a viagem foi um horror, mas para ser sincera, foi super tranquilo. Estávamos num carro muito bom e o caminho inteiro fomos surpreendidos por paisagens de tirar o fôlego. Vários mirantes são colocados na estrada, o que nos permitiu parar muitas vezes para que eu pudesse tirar fotos. A passagem da paisagem do Moyen Atlas para a paisagem desértica acontece de uma maneira sutil, ao longo do caminho.

Começamos o dia atravessando montanhas e pegando um nevoeiro que quase nos obrigou a parar. Nossa primeira surpresa foi a cidade de Ifrane. Com 1713 metros de altitude e una arquitetura tipicamente suíça/alemã, vc jura que está na Europa. A cidade é uma badalada estação de esqui e junta a alta sociedade marroquina para as férias de inverno. Até mesmo o rei tem um palácio no local. Não saí do carro para tirar fotos porque, cá para nós, eu estava querendo ver arquitetura e cultura marroquinas e não européias. Entretanto, o choque que Ifrane faz no meio da paisagem do Marrocos é realmente incrivel.



*Fotos tiradas da internet


Continuamos o passeio até a nossa parada para o almoço, em Midelt. Cidade pequena que já está na porta do deserto e que por conta disso tem vistas de tirar o fôlego. Neste ponto, a paisagem já estava completamente diferente do início da viagem.
















Olha só a diferença de paisagem da primeira foto para esta!


Depois do almoço, ainda faltavam umas 5 horas para a chegada ao nosso destino, por isso, pé fundo no acelerador!

Atravessamos muitas cidadezinhas e paramos em um mirante para fotografar uma cidade abandonada que conservou um lindo oásis em sua frente. Aliás, vimos muitos oásis, paisagem que para mim é completamente diferente de tudo, o que me deixou maravilhada com o que estava conhecendo.










Seguimos caminho e cortamos cidades conhecidas como Errachidia e Erfoud. A paisagem foi ficando cada vez mais desértica até, finalmente, chegarmos em Merzouga. De longe, enquanto cruzávamos um campo de terra seca e sem nenhum tipo de vida, já conseguíamos ver as famosas dunas de Erg Chebb.

Fomos direto para o nosso hotel, que ficava de frente para elas! Como o tempo não estava muito bom, havia muita poeira no ar e o sol estava escondido atrás de nuvens, deixamos para fazer o passeio de dromedário no dia seguinte, às 5:30h da manhã para conseguirmos pegar o nascer do sol (perrenguinho de leve, mas tudo bem).

O nosso hotel não tinha muitos atrativos e era bem simplesinho, mas só a vista do nosso quarto e das varandas para as dunas já nos deixava satisfeitos. Fomos dar uma volta a pé pelo meio do deserto do Sahara (nem estava acreditando que estava alí!!) e depois quando voltamos, tomamos banho, jantamos e fomos dormir, pq estávamos e exaustos!!














Nenhum comentário:

Postar um comentário