quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Amsterdam


Já fui duas vezes à Amsterdam, porque simplesmente acho uma cidade incrível! O local tem uma arquitetura e uma geografia completamente diferente das cidades francesas. São vários canais que recortam a cidade e dão um clima incrível ao lugar! A proximidade de Paris também faz com que seja sempre uma viagem bem vinda. Já fomos de avião e já fomos de carro, viagem que dura aproximadamente 5 horas, e toda vez que chegamos lá, sentimos esse clima mágico que tem a cidade.


A oferta cultural da cidade é realmente incrível, são muitos museus legais, como o do Van Gogh e o da Anne Frank, que são realmente únicos, e o da Heineken, um museu completamente diferente de qualquer outro. Os três são visita obrigatória! As opções de lazer ao ar livre também são muitas, como por exemplo o Vondelpark. Outra atração incrível é o bairro vermelho, o Red Light District, aonde vemos uma maneira completamente única de se tratar a prostituição. As mulheres ficam semi nuas, bem à vontade, expostas em vitrines, em pequenos quartos. Aí, se o cliente gosta, ele bate na portinha, pergunta quanto é e se o preço lhe for conveniente ele entra e a menina fecha uma cortina. Apesar de já terem me falado que o bairro é um pouco perigoso, eu nunca me senti ameaçada caminhando pelas suas ruas! Acho super tranquilo para falar a verdade e considero fundumamental a visita ao bairro.


VondelPark

A cidade também é rodeada pela polêmica da legalização da maconha. Acredito que esse seja um fator que atraia muitos turistas para o local, principalmente os brasileiros, mas eu tenho que dizer que não é esse oba oba que todo mundo pensa. É verdade que é permitido fumar maconha, mas somente dentros dos coffee shops, que são proibidos de vender maconha e bebida alcóolica juntos. Na rua ou dentro de bares que vendem álcool não é permitido fumar maconha, o que eu acho uma atitude bem responsável.

Quanto aos hotéis em que fiquei, o primeiro, foi o Rembrandt Classic, era muito bom: limpo, um quarto excelente e café da manhã muito bom. Em compensação, o preço não é tão em conta. Já o Mozart Hotel, que foi o que eu fiquei da segunda vez, apesar de ter sido mais barato, não me agradou tanto em termos de hotel: achei o quarto pequeno (o quarto para 4 pessoas tinha 3 camas e um colchonete no chão), o café da manhã pobre e não tão limpo assim.

Abaixo, uma lista com as principais atrações turísticas de Amsterdam!

1. Museo Van Gogh
Endereço: Paulus Potterstraat 7 (Fonte)
Horários: todos os dias das 10:00hs às 18:00hs, exceto nas sextas, quando o museu fica aberto até as 22:00hs (mais informações aqui)

2. Casa da Anne Frank
Endereço: Prinsengracht 267
Horários: de julho a agosto, das 9:00hs às 22:00hs. De 15 setembro até 14 de março, das 9:00hs às 19:00hs. De 15 de março até 14 de setembro de domingo à sexta das 9:00hs às 21:00hs e sábado das 9:00hs às 22:00hs. (mais informações aqui)

3. Rijksmuseum
Endereço: Postbus 74888 / 1070 DN Amsterdam
Horários: todos os dias das 9:00hs às 18:00hs. Fechado no dia 1 de janeiro (mais informações aqui)

4. Vondelpark
É o parque mais conhecido de Amsterdam e é muito bonito. Com muitas árvores, espaços verdes e lagos, o parque merece um passeio, a pé ou de bicicleta. Lá dentro, se eu não me engano, tem restaurantes e cafés também, e você pode aproveitar para comer alguma coisa por ali mesmo.

5. Passeio pelos canais
Apesar de eu não ter feito em nenhuma das vezes que eu fui (basicamente por causa do frio), existem algumas opções para se fazer passeios pelos canais - que são muitos - e conhecer a cidade através de um outro ponto de vista! Pequenos barcos e pedalinhos são algumas das opções para se fazer esses passeios.

6. Red Light District
Na Holanda, a postituição é legalizada, então, para os turistas, uma das grandes atrações de Amsterdam é o bairro Red Light, aonde as prostitutas ficam dentro de pequenos quartos com janelas enormes voltadas para as ruas, que mais parecem grandes vitrines. Durante a noite, o local fica lotado de curiosos - principalmente homens - mas é tudo seguro, inclusive com circulação de policiais. Lógico, deve ter batedores de carteiras, como em qualquer lugar com grande concentração de turistas, mas não passa disso. Um coisa que vale a pena dizer e que eu já escutei bastante é que não se deve fotografar o bairro e muito menos as mulheres, parece que se elas acham que estão sendo fotografadas, chegam os responsáveis pelas meninas e a coisa fica feia... Melhor não arriscar.

7. Het Museumplein
É nessa praça que estão os museus Van Gogh e o Rijksmuseum, além também de um grande gramado, lindo e verde, e aquela escultura "I AMSTERDAM", sabe? Vale a pena passar para tirar uma foto.

8. Coffee Shops
Mesmo para quem não gosta ou não quer fumar, vale a pena conhecer os coffee shops tão falados de Amsterdam. São muitos, com vários estilos e tamanhos.

9. Heiniken Experience (Museu)
Endereço: Stadehouderskade 78

Horários: de segunda à domingo, das 11:00hs às 19:00hs

Um blog bem legal que fala tudo sobre Amsterdam é o http://www.ducsamsterdam.net/ . Muitas das  informações desse post eu peguei lá. Vale a pena olhar antes de visitar a Holanda.

Vejam mais fotos!



No museu da Heineken, outra visita que
vale muito à pena!

O gramado da Het Museumplein


Os canais que cortam a cidade

Rijksmuseum


A praça central de Amsterdam

Museu da Madame Toussauds

Um dos pontos turísticos mais conhecidos,
na Het Museumplein


Em frente ao Museu Van Gogh


Nenhum comentário:

Postar um comentário