domingo, 27 de fevereiro de 2011

Bruxelas


Como a Béligica está aqui pertinho de Paris (só 3 horas!), conhecer Bruxelas e Bruges era umas das viagens que sempre quisemos fazer. Pois bem, ano passado conseguimos fazer o passeio! Tendo que sair na sexta de Paris e voltar no domingo, decidimos pelo seguinte roteiro: chegaríamos em Bruxelas, visitaríamos a cidade e ficaríamos até o anoitecer, seguindo depois para Bruges, aonde dormiríamos e passaríamos o dia seguinte. No domingo, voltaríamos a tardinha para Paris, parando para almoçar em Lille, cidade francesa pertinho da fronteira da Bélgica. Ao chegar em Bruxelas, achei tudo muito estranho e meio sujo. Paramos o carro e fomos para "o ponto turístico" da cidade, que é a Grand Place. A praça é bonita, com uma arquitetura tipicamente belga e, durante a noite, o lugar fica mais lindo por causa da iluminação. Essa praça já foi considerada a mais bonita do mundo por alguns autores e em 1998 entrou para a lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.

No entanto, se a minha singela opinião vale alguma coisa, eu acho que a tal praça não é isso tudo não. É bonita sim, com uma arquitetura diferente, mas é só isso. Desculpem a sinceridade, mas fui esperando muito e não achei nada demais. Além da Grand Place, visitamos outra atração turística da cidade, o Manneken, aquele bonequinho de bronze fazendo xixi. Olha gente, eu ainda estou tentando entender porque essa estatuazinha (zinha mesmo, porque é bem pequena) de uma menino fazendo xixi é um ponto turístico. Um monte de gente fica ali em volta para tirar foto de uma simples estátua... Se fossem só botafoguenses espalhados por ali, eu até entenderia - o símbolo do botafogo é uma cópia do Manneken - mas não, são turistas das mais diversas nacionalidades. Bom, vai entender né? Turista é uma coisa meio estranha mesmo. Por via das dúvidas, eu tirei uma foto lá também hahahah. Visitamos ainda a Galerie de la Reine e a Galerie du Roi, muito bonitas.

Pelo que eu vi nos cartões postais, a cidade fica bonita mesmo na primavera, quando se estende um enorme tapete de flores na praça principal. Se você for no inverno como eu fui, aproveite o que, para mim, são as grandes atrações da cidade: as milhares lojas de chocolates (os belgas são considerados, junto com os chocolates suíços, os melhores do mundo) e os muito tipos de cerveja! Vale a pena comer bastante chocolate e tomar diferentes tipos de cerveja em um dos muitos pubs espalhados pela cidade. Ah, as batatas-fritas também são tradicionais por lá! Nós sentamos em um dos bares da Grande Place e ficamos alí degustando cervejinhas e batata-frita :)

Acho que eu até podia ter ficado mais tempo, porque segundo o guia turístico da cidade, ainda tinham alguns outros monumentos para conhecermos, mas acabamos abrindo mão, porque já estava anoitecendo e estávamos cansados, querendo ir logo para Bruges. De qualquer maneira, considero 1 dia e 1 noite tempo mais do que suficiente para conhecer a capital.
 
 
        

A Grande Place

Manneken

Cervejinhas!


Vitrines das lojas de chocolate! Uma tentação

Galerie de la Reine


Tim Tim!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário