quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A vinícula de Montmartre

Montmartre é, sem dúvida, um dos bairros mais populares de Paris. Eu, por exemplo, amo andar por lá. Mas é bom que fique claro que Montmartre tem duas caras, e elas são completamente diferentes. A parte de baixo, nos arredores da Boulevard de Clichy, concentra as grandes lojas de tecido de Paris, os sexy shops e os cabarets (o mais famoso deles, o Moulin Rouge, claro). Eu, particularmente não gosto dessa parte, cheia de turistas, lojas para turistas - o que é praticamente uma consequência -, homens árabes vendendo cigarros e no horário da noite com algumas prostitutas e gigolôs circulando por alí.
 
A parte que eu gosto de Montmartre é a parte que começa na subida da rue Lepic, aonde está o café que foi filmado "Amelie Poulin", e vai lá pra cima do bairro! A partir daí, começamos a ver as pequenas ruas, os becos do bairro e as suas famosas escadarias. Em cada ruazinha, um cantinho lindo, uma lojinha super diferente e um desafio para nós mulheres, porque dá vontade de comprar tudo! Pois bem, lá pra cima, depois da Sacre Coeur - principal atração de Montmartre e, diga-se de passagem imperdível, depois da pracinha dos artistas que pintam nossos retratos, cada esquina é mais linda do que a outra. Essa é a parte calma do bairro, com típicos parisienses caminhando e completamente afastada da muvuca de turistas. Essa é a parte apaixonante do bairro. Sempre que eu passo por lá, eu penso: porque eu não moro aqui???
 
É nessa parte de Montmartre, na Rue des Sales, que a gente encontra uma vinha. Pequenina e bonitinha, essa é a única vinha de Paris. A colheita da uva é feita no mês de outubro, mesmo mês que o vinho é produzido e que acontece uma grande festa de celebração no bairro. Apesar de já ter ido à vinha, eu ainda não tive a oportunidade de ir na festa, mas tenho uma amiga que foi e que disse que apesar de ser bem interessante, com muitas barraquinhas espalhadas pelas ruas e muito vinho, claro, é muita gente aglomerada no local, então por causa disso ela não gostou tanto...
 
 



 
 
Não é lindinha essa vinha?!

Ah, vocês repararam na sacolinha que eu estou segurando? É da patisserie Berko, que eu descobri esse dia nas minhas andanças pelo bairro. Eu adorei a lojinha porque além dos doces típicos franceses, como as tarteletes, a marca vende quitutes americanos, como deliciosos cupcakes e cheesecakes! É claro que eu comprei para experimentar e achei uma delícia! Trouxe para a sobremesa do nosso jantar e nós devoramos os cupcakes! O endereço é 31, rue Lepic, metrô Blanche, mas existe outra loja da marca no Marais, no 23, rue de Rambuteau, metrô Rambuteau. Vale a pena uma paradinha!!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário