domingo, 27 de fevereiro de 2011

Marais, o bairro mais cool de Paris!

O  Marais é um bairro super badalado daqui de Paris. Conhecido como o bairro dos judeus e dos gays, o local é super descolado, cheio de bares, boites e lojas mega diferentes, tanto de roupas como de objetos para casa e decoração! Se eu fosse indicar um passeio para um domingo ensolarado, dia em que a maioria do comércio está fechado em Paris, eu indicaria sem sombra de dúvidas, o Marais. O bairro oferece opções para todos os gostos e é praticamente impossível não gostar do local!

Por exemplo, se formos falar de compras, eu tenho duas ruas preferidas no bairro, e nelas estão, na minha opinião, as melhores lojas: a Rue des Francs Bourgeois e a Rue Saint Merri. É de ficar louco, dá vontade de comprar tudo... Mas, se você quer fugir dessa agitação consumista, pode visitar seus museus. Um dos melhores museus do Marais é o Carnavalet. Acho que ele não é tão conhecido entre os turistas, mas eu vou dizer: vale muito a pena! Ele conta toda a história de Paris, através de quadros e maquetes. Eu me senti voltando no tempo. Incrível, aliás, indescritível! O museu parece ser pequeno, mas depois que você começa a caminhar lá por dentro, você percebe que o acervo e o espaço físico são enormes! A entrada é gratuita, o que é melhor ainda. Cultura de graça é sempre bem vinda né? O endereço do museu é 23, rue de Sévigné.

Além do Carnavalet, estão no Marais, a Maison de Victor Hugo, (6, place de Vosges) e o museu do Picasso, que está fechado para obras até 2012. Infelizmente eu não conheço nenhum desses dois, porque a maison Victor Hugo também estava fechada nas duas vezes que tentei visitá-la. Mas ainda não desisti, não vou embora de Paris sem conhecer o local!

Ainda assim, se você não quer nem fazer compras nem ir para museus, vá ao Marais então para conhecer a linda Place de Vosges. Uma praça com uma arquitetura lindíssima e que nos dias de sol serve de ponto de encontro para aqueles que querem ficar deitados na grama curtindo um calorzinho! As belas construções que circundam a praça serviram de moradia para a nobreza até o século XIX. Pertinho dali, está também a place da la Bastille, local histórico de Paris. Eu acho essa praça bem feia, mas vale ir para conhecer e tirar uma fotinho desse lugar que foi tão importante para a história da França.

E se depois de todas essas atrações você ainda não está com vontade de ir ao Marais - o que eu acho difícil- o bairro ainda tem uma última cartada para atrair quem gosta de um ambiente descontraído e de uma boa culinária. É o Marché des Enfants Rouges, que fica no coração do Marais, na rue de Bretagne, e tem mais de 300 anos - é o mais antigo de Paris! Quando fui lá pela primeira vez, me senti na Cobal, no RJ! É claro que mantida as devidas diferenças, já que não vemos por exemplo chopps por todos os lados, mas sim as taças e garrafas de vinhos que estão em todas as mesas! Mas resumindo, é um ambiente super acolhedor e simples! Adorei mesmo.

O mercado em si é pequeno, mas as barraquinhas vendem de tudo um pouco, e todos os produtos são especiarias de diversos países do mundo, como Itália, Espanha, Líbano, entre outros. Estão lá também as barraquinhas de frutas, vinhos e peixes, que são de encher os olhos! Depois de rodar pelos corredores do mercado, eu aconselho uma parada em um de seus pequenos restaurantes para um almoço! São muitas as opções, mas o mais badalado de todos é o japonês, que eu já experimentei e posso dizer que é realmente muito bom! Já comi também no árabe, e achei a comida bem gostosinha, agora quero voltar para comer no italiano, nhummm! 
 E aí? Estão ou não com vontade de ir ao Marais??!!

A linda place de Vosges


Place de la Bastille *foto de internet

Os famosos cafés do bairro *foto de internet

O Marais fica assim aos domingos, lotado! *foto de internet

Os restaurantes dentro do Enfants Rouges



As delícias do mercado

Leo comendo no japonês
do Enfants Rouges
Ah gente, esqueci de falar duas coisas. Uma é que vocês podem começar o passeio pelo conhecido museu de arte moderna e contemporânea Pompidou. A outra é que tem uma creperie no marais que tá super na moda e que realmente é uma delícia! É o Breizh Café, que fica no 109, rue Vieille du Temple.

Nenhum comentário:

Postar um comentário