quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Marseille

 Marseille é a segunda maior  e a mais antiga cidade da França. Localizada na famosa região francesa da Provence, o seu porto é o maior do país.  Fomos à Marseille em 2007, assim que iniciamos a nossa temporada européia. Achei a cidade muito bonita, apesar de não ter gostado da parte que fica perto da gare. Chegando perto do mar, a cidade muda de clima! O porto, o Vieux Port, é bem movimentado. Nos dois dias que passamos lá, havia uma feira pela manhã, aonde os pescadores - pelo menos eu acho que eram pescadores - vendiam os frutos do mar fresquinhos. Ali pelos arredores, muitos restaurantes, espalhados pelas pequenas ruas, conferem charme ao local. 


As barraquinhas com peixes fresquinhos.
A feira acontece no porto

O Vieux Port

Além do porto, a cidade tem outras atrações turísticas bem legais. A mais imponente delas é, sem dúvida, a igreja Notre Dame de la Garde. Situada no alto de uma alta colina, a construção se destaca pelo tamanho e pela sua arquitetura. Lá de cima, nós podemos observar toda Marseille e ver como a cidade tem uma geografia privilegiada.


Notre Dame de la Garde



A maravilhosa vista da cidade


O Cours Julien também é outra atração da cidade. O bairro, que antigamente era local de venda de drogas, hoje é super seguro e é reconhecido por reunir as diferentes culturas de Marseille, misturando hábitos franceses e estrangeiros. Parte dessa diversidade se deve ao número de imigrantes que vivem em Marseille. No verão, andar pelas suas ruas é um passeio interessante. Os bares e restaurantes em frente a praça principal seguem a tradição francesa e colocam suas cadeiras para fora, formando vários terraços ao redor do local. Um charme! Parar para um almoço, ou até mesmo para suco de frutas, um café  ou um coup de champagne é uma agradável pausa nos dias cansativos dos turistas. Também são muitas as lojas de roupas e brechós que trazem a moda africana para suas vitrines. Durante a noite, o bairro não perde a sua animação e é um dos principais points da cidade tanto para quem busca diversão ou para quem apenas quer um jantar diferente (a diversidade de comida é incrível!). *As fotos abaixo não são minhas

Os grafitis, tradicionais no Cours Joulien,
colorem as ruas do bairro 

A praça do bairro com os terraços dos restaurantes

Os restaurantes com comida de todas as partes
do mundo do Cours Julien

Pegando uma excursão de barco que sai do porto, chegamos ao Château D'If, uma antiga prisão francesa, situada em uma ilha, que foi palco do conhecido romance de Alexandre Dumas, o Conde de Monte Cristo. O passeio é bem agradável, e conhecer as ruinas do local é bem interessante. Também da ilha, temos um outro ponto de vista da cidade, muito bonito!




O Château D'If

Outra excursão que sai do Vieux Port é a que leva para os Calanques, que são formações rochosas situadas à beira do Mediterrâneo. Eu acredito que deva ser lindo de viver! Infelizmente eu não tive oportunidade de conhecer, mas esse é um dos passeios mais populares deMarseille. Se Deus quiser eu ainda volto lá e faço essa visita! Se eu não me engano, tem até praias por ali, que devem ser maravilhosas!!!

Os calanques de Marseille
*As fotos acima não são minhas

Bom, infelizmente eu não lembro mais o nome do hotel que eu fiquei, mas não era nada demais... O fato é que Marseille é uma cidade linda, bem diferente de Paris, e de fácil acesso. Podemos sair da capital francesa e pegar um TGV, trem de alta velocidade, ou até mesmo um avião das companhia low cost, como Ryanair, que operam no aeroporto da cidade. Vale a pena! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário