segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Sintra

A melhor definição para Sintra é: cidade de contos de fadas. Já visitei alguns outros lugares na Europa que me deixaram com essa mesma impressão, mas não muitos. Pois bem, Sintra é um deles. Fica pertinho de Lisboa - mais perto ainda de Cascais - e para chegar lá a gente sobe uma pequena serra, uma estrada linda rodeada de muito verde. Sintra reforça a minha teoria de que as capitais são sempre muito bonitas, mas os verdadeiros tesouros estão escondidos em pequenas cidades.

Olha que cidade linda gente!

Bom, assim que chegamos lá em cima, começamos a ver os castelos que rodeiam a cidade, todos no meio da floresta! Sintra tem duas grandes atrações, o Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena. A cidade é Patrimônio Mundial da Unesco e serve como refúgio de fim de semana para os lisboetas. Já havíamos sido avisados que, por ser muito pequeno, o local ficava lotado na alta temporada, então combinamos de acordar bem cedo para conseguirmos conhecer tudo. Porém, nos atrasamos 30 minutos na hora de sair e quando chegamos já não conseguimos vaga... A subida até os monumentos é enorme e, definitivamente a pé, seria impossível. Ainda tentamos arranjar vaga lá por baixo mesmo para depois pegar um taxi ou um ônibus, mas nem assim conseguimos. Fiquei tão irritada que passei o dia inteiro de mau-humor. Não podia acreditar que por causa de meia hora eu não ia conhecer o palácio e o castelo!

Mesmo assim, o Leo parou o carro em um lugar irregular e nós conseguimos dar uma andadinha pelo centro. Um agito só! Um clima bem mais ameno do que o de Lisboa e um monte de lojinhas fofas e padarias deliciosas, dentre as quais, uma chamada Piriquita, que tem fila saindo da loja! Tudo por causa dos tradicionais travesseiros e queijadinhas de Sintra. Ou você pega uma senha para comprar o doce e sair ou então fica na espera de uma mesa (que nesse dia foi mais rápido do que pegar a senha). Vale à pena a espera! Se forem à Sintra, não deixem de passar por lá, é bem no meio do centrinho, não tem como errar porque a gente vê a fila de longe :)

Consegui apenas fazer algumas fotinhos, que dão uma idéia de como a cidade é linda. A arquitetura é completamente diferenciada da tradicional portuguesa e parece que Sintra está em algum cantinho da Suíssa ou da Alemanha. Fiquei com a sensação de que eu tenho que voltar lá, tomara que eu consiga!

Acima, o Castelo dos Mouros e os outros castelinhos da cidade



O maravilhoso Palácio da Pena (essa foto não é minha...)




Um comentário:

  1. Maravilhosa descrição dessa terra que é a minha.
    Sintra do meu coração.

    ResponderExcluir