terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Versailles

Desde que vim morar em Paris, já fui à Versailles três vezes (o acesso é bem fácil e pode ser feito por carro ou pelo RER C, direção Versailles - Rive Gauche, estação Versailles). Das duas primeiras vezes eu tinha visitado o seu interior, a deslumbrante sala dos espelhos, a linda coleção de quadros do castelo e ainda os cômodos aonde o rei-sol, Louis XIV morou até a sua morte. Os números do castelo, um dos maiores do mundo, impressionam: o Palácio de Versalhes possui 2.153 janelas, 67 escadas, 352 chaminés, 700 quartos, 1.250 lareiras e 700 hectares de parque.* números tirado do wikipedia.

Entretanto, a minha última visita foi especial. Isso porque, pela primeira vez, conheci a fundo o domínio de Versailles, ou seja, os enormes jardins do castelo, que abrigam ainda o domínio de Maria Antonieta, onde estão o Petit Trianon - outro castelo construído por Louis XV, que depois veio a ser oferecido à Maria Antonieta por Louis XVI - e o Grand Trianon - classificado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Além de todo o significado histórico, essa parte adjacente ao château de Versailles, é linda. Os jardins são inacabáveis, com lagos, campos verdes e uma floresta que entorna todo o espaço. Se você tiver tempo, e vier à Paris em uma época de clima ameno, vale muito a pena conhecer os arredores de Versailles e fazer um pic-nic nos seus jardins. Caso você não tenha tempo para passar uma tarde inteira em um pic-nic, faça passeios de bicicletas e/ou de barquinhos pelo lago principal, ou alugue um dos carrinhos de golf, que são disponibilizados pelo château para conhecer tudo. O valor do aluguel é de 30 euros por 1 hora, e cabem quatro pessoas dentro. Mas atenção, o último horário para locação é às 18hs e ele deve ser devolvido às 19hs.

Vejam algumas fotos da minha última visita ao palácio. Por incrível que pareça eu não estou achando as minhas fotos básicas do local, tipo em frente ao castelo, dentro da sala dos espelhos, entre outras... É que eu tenho tanta foto que acabo me perdendo, uma pena...

Mais informações no site http://www.chateauversailles.fr/homepage

Nenhum comentário:

Postar um comentário