quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Carcassonne


Carcassonne é uma cidadezinha medieval de mais de 2 mil anos, localizada no sul da França, na região de Languedoc-Roussillon, a mesma região de Montpelier, cidade aonde o Leo morou. A cidade é patrimônio histórico mundial da Unesco e só por aí, a gente já pode imaginar o que vem pela frente! Carcassonne, que foi construída em VI a.C., hoje tem uma rotina normal e é cheia de restaurantes, hotéis e lojinhas para turistas. A parte intra-muros, ou seja, dentro dos muros do castelo, é a mais bonita e interessante. Suas ruazinhas estreitas são uma graça e caminhar por dentro da fortaleza é uma viagem ao tempo.

Além do castelo, a cidade oferece também como atração turística, na sua parte extra-muros, um passeio de barco pelo Canal du Midi, rio artifícial construído no século XVII e inaugurado em 1682. É o mais antigo canal marítimo da Europa ainda em funcionamento e, além de cortar toda Carcassonne, o rio navegável de 240km, faz a ligação entre o Oceano Atlântcio e o Mediterrâneo e atravessa três regiões francesas diferentes. Ao longo do seu percurso, existem 350 obras de arte, enrte pontes, eclusas e aquedutos e, talvez por isso, desde 1996 o Canal du Midi é classificado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Um dia é mais do que suficiente para conhecer a parte intra-muros e também fazer o passeio no Canal du Midi (que eu achei meio chato, não recomendo não!). Como nós estávamos em Montpellier e sem carro, pegamos um trem e chegamos rapidinho em Carcassonne, mas o acesso pelas estradas é também muito tranquilo. Se você vai ao sul da França, Carcassonne é visita obrigatória! Vejam as fotos:


O Canal du Midi

O passeio de barco é rodeado de muito verde


As eclusas do Canal


A entrada para a cidade

As charmosas ruazinhas intra-muros





É ou não é uma coisa linda, gente? 

Um comentário: